Botucatu terá ações para ar mais puro e segurança no trânsito

Você sabia que gases tóxicos como o Monóxido e Dióxido de Carbono, CO e CO2 respectivamente, liberados pelos veículos automotores são os maiores causadores de poluição, contribuem para o aquecimento global e a diminuição da expectativa de vida das pessoas em até dois anos? “São gases que contribuem diretamente para o aumento de casos de bronquite e asma”, atenta Juliana De Lucca, chefe da divisão de gestão de educação ambiental de Botucatu.

É com essas informações e um grande número de parceiros que a Prefeitura de Botucatu, através das Secretarias de Transporte e Meio Ambiente, pretende mobilizar a população para mais uma edição da campanha “Botucatu Ar + Puro”, marcada para 1º de dezembro, no Largo da Catedral Metropolitana de Sant’Anna. Ela transcorrerá das 9 ? s 16 horas.

Na oportunidade, todos os automóveis movidos a álcool ou gasolina poderão passar por uma vistoria gratuita da emissão de gases emitidos pelos carros. “É colocada uma sonda no escapamento do veículo e verificado a porcentagem de poluentes expelidos no ar, sempre lembrando que isso varia de acordo com o ano e modelo do carro. É um teste rápido e que em muitas cidades do Estado já é obrigatório”, diz Silvana Figueiredo, da Só Freios Suprema, uma das oficinas mecânicas participantes da campanha, na qual também estão incluídas a Auto Mecânica ASC Fio; Refaz – Ferramentas Automotivas; Oficina Bons Ares; Angella Car Service; Almeida Racing; Auto Mecânica Botucar; Auto Mecânica Carnietto; Auto Mecânica Barbosa; Serviços Automotivos Michelin e Oremável.

Além do teste de emissão de poluentes, os carros receberão cristalização do para-brisa e terão outros itens de segurança verificados. Membros da Associação de Proteção aos Animais (APA) também participarão da ação com cães e gatos ? procura de um dono para adotá-los.

Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subsecção de Botucatu, Guarda Civil Municipal (GCM), Corpo de Bombeiros, Editora Fama, Escola Nacional de Seguros (Funenseg), Defesa Civil, Sebrae, e as Polícias Civil, Militar e Rodoviária também apoiam a campanha.

Já nos dias 6, 7 e 8 do próximo mês é a vez da Carreta da Porto Seguro se instalar em Botucatu. O serviço, nos três dias, incluirá check-up no alinhamento, suspensão, bateria, alternador, luzes e freios dos carros. O secretário de Transporte, Vicente Ferraudo, lembra que estas ações fortalecem o compromisso de Botucatu na “Década de Ação para a Segurança Viária”, campanha iniciada em 2011 com propósito de reduzir em 50% o número de feridos e mortes causadas no trânsito.

“Queremos que as pessoas assimilem essa cultura de checagem do seu veículo, estimulando a prevenção e diminuindo os riscos de acidentes. Fazer ações como estas neste período também são importantes pelo fato de muitos saírem de férias, então esperamos que os botucatuenses verifiquem todos os itens de segurança antes de saírem de casa para que a diversão não se torne um problema ou uma tragédia”, argumenta.