Botucatu na Caravana da Acessibilidade, Inclusão e Cidadania

Botucatu marcou presença na 2ª Caravana da Acessibilidade, Inclusão e Cidadania realizada na cidade de Lençóis Paulista. O evento foi coordenado pela Uvesp – União dos Vereadores do Estado de São Paulo e promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O público-alvo foi formado por prefeitos, vereadores, secretários municipais, profissionais da educação, assistência social, emprego e renda.

A comitiva botucatuense foi formada pelo assessor municipal para acessibilidade e inclusão social, Paulo Malagutte; pelo membro do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Antonio José Camargo Fortes; pelo representante da Adefib (Associação dos Deficientes Físicos de Botucatu), José Pessoa; pela Ouvidora Municipal, Isabel Conte, além de representantes do Senac, que trabalham a questão da inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.

“O evento buscou sensibilizar os municípios da região sobre a questão da acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência. Foram apresentados casos bem sucedidos como o de Lençóis Paulista onde a Prefeitura e a Adefilp desenvolvem ações que são referências para outras cidades”, afirma Malagutte.

O “case de sucesso” de Lençóis Paulista tem entre suas prioridades: adaptação das vias e espaços públicos (escolas, creches, praças e unidades de saúde), atividades esportivas em toda a cidade, participação nas Olimpíadas Paradesportivas e estratégia de visitas domiciliares na área da saúde. Em julho último foi aprovado o “Plano Municipal de Acessibilidade e apoio financeiro ao CDHU para a construção de casas acessíveis.

No cargo há um mês, Malagutte considera fundamental a participação nesse tipo de evento para colher subsídios e trocar experiências com vistas a elaboração do Plano Municipal da Pessoa com Deficiência, que será elaborado em consonância com o Conselho Municipal e entidades do setor.
Na abertura da caravana, o secretário adjunto da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marco Pellegrini, destacou as ações que estão sendo empreendidas em todo o estado. Também foi dado destaque ao trabalho que a Secretaria de Estado da Educação tem feito na área de educação inclusiva.

Coube ao presidente da Uvesp, Sebastião Misiara, falar sobre o mercado de cotas, oportunidade em que destacou o trabalho da Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho e do Ministério Público Federal. Misiara destacou a importante parceria dos procuradores regionais do trabalho ? causa da empregabilidade. Já o assessor político da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Carlos Cruz, apresentou os projetos da pasta e as razões da realização da caravana.

O encontro realizado em Lençóis Paulista reuniu mais de 20 municípios que solicitam presença da caravana da inclusão, acessibilidade e cidadania e mostram claramente que o conceito está sendo bem assimilado entre os agentes públicos e sociedade civil. Para 2012, o prefeito João Cury Neto obteve o compromisso do Governo do Estado de realizar uma edição do evento em Botucatu.