Botucatu mantém vacinação contra raiva em cães e gatos

Devido ? baixa adesão da Campanha de Vacinação contra a raiva em cães e gatos nas regiões Leste e Oeste de Botucatu, nos meses de maio e junho deste ano, a equipe da Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) continua com ações nestes locais.

Neste sábado (22), das 9 ? s 17 horas, será realizada a vacinação dos animais na região Leste com postos nos bairros Jardim Dona Nicota, Jardim Cristina, Jardim Brasil e Jardim Bandeirantes.

No dia 29 de setembro será a vez da região Oeste, com postos no Distrito de Rubião Júnior, Santa Elisa, Parque Marajoara e Jardim Santa Mônica. Vale ressaltar que em caso de mau tempo o repasse de vacinação nestes locais poderá ser adiado e remarcado em outra data.

Gabriella Koppány González, coordenadora da VAS, explica que só deverão ser vacinados os animais que perderam a campanha de vacinação neste ano e os filhotes que agora possuem idade superior a três meses de idade.

“A raiva é uma doença que acomete mamíferos, e que pode ser transmitida aos homens, sendo, portanto, uma zoonose. É causada por um vírus mortal, tanto para os homens quanto para os animais. Por isso, orientamos os proprietários de cães e gatos a manterem seus animais imunizados contra a raiva”, esclarece.

Ela ainda ressalta que além desta ação nas regiões Leste e Oeste a VAS continua a oferecer no Município, até o final do ano, dois postos permanentes de vacinação contra a doença. Os interessados devem levar seus animais, entre segunda a sexta-feira, das 7h30 ? s 11 horas e das 13 ? s 17horas, na Secretaria Municipal da Saúde, localizada na Rua Major Matheus, nº7, Vila dos Lavradores. Outra opção é o Canil Municipal, instalado na Avenida Itália, s/nº, Vila Lavapés.

A Campanha de Vacinação contra a raiva em cães e gatos, estabelecida pelo Instituto Pasteur, órgão ligado ? Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo foi realizada em Botucatu em parceria com a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia.

{n}{tam:25px}Postos de Vacinação{/tam}

Região Leste – 22 de setembro, das 9 ? s 17 horas{/n}

Posto 1
Próximo a Policlínica CS1
Rua Raphael Sampaio, 58 – Jd. Dona Nicota
Posto 2
Próximo a Policlínica Jd. Cristina
Rua José Miguel Salomão, s/nº – Conj. Hab. Arnaldo Leotta de Barros (Cohab II)
Posto 3
Próximo a USF Jd. Peabiru
Rua Afonso Fernandes Martins, s/nº – Jd. Brasil
Posto 4
Próximo a USF Cohab IV
Rua Vicente Bertochi, 98 – Jd. Bandeirantes

{n}Região Oeste – 29 de setembro das 9 ? s 17 horas{/n}

Posto 1
Próximo a USF Rubião Júnior
Rua Vicente Pimentel, 35 – Rubião Junior.
Posto 2
Próximo a USF Jd. Santa Eliza
Av. Rubens R. da Rosa, 1168 – Jd. Santa Eliza
Posto 3
Próximo a USF Marajoara
Rua Jorge Venâncio, 161 – Marajoara
Posto 4
Próximo a USF Santa Maria
Rua Carlos de Rosa, 1480 – Jd. Santa Mônica