Botucatu define ações da Semana Nacional de Trânsito

A equipe da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semutran) esteve reunida com representantes da Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar (PM), Conselho Nacional de Segurança (Conseg), Porto Seguro e oficinas mecânicas de Botucatu para definir as ações que serão promovidas durante a Semana Nacional de Trânsito 2013.

Ela acontece de 18 a 25 de setembro e é uma iniciativa do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), ligado ao Ministério das Cidades, em parceria com os municípios. O tema deste ano será Álcool, Outras Drogas e a Segurança no Trânsito: Efeitos, Responsabilidades e Escolhas. O mesmo foi escolhido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) dentro do cronograma da Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito, definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em Botucatu, a campanha contará com a distribuição de 13 mil cartilhas explicativas nas escolas, além de outdoors que serão espalhados pela Cidade. Segundo o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Vicente Ferraudo, o objetivo consiste em incentivar as pessoas a respeitarem a sinalização e as leis de trânsito para diminuir o número de acidentes no Município.

“Os acidentes de trânsito hoje são muito preocupantes para o Brasil. Participamos da Década Mundial para Redução dos Acidentes de Trânsito, mas vemos que os acidentes estão acontecendo com maior incidência e gravidade pelo uso da bebida alcoólica e outros fatores que temos que lembrar nessa campanha. Além disso, este também se torna um problema de saúde pública quando os leitos são ocupados por pessoas acidentadas. Enfim, essa campanha visa um único objetivo que é a redução do número de acidentes na Cidade”, comenta.

Com uma população de mais de 127 mil habitantes e uma frota de aproximadamente 79 mil veículos (segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE), Botucatu possui grandes desafios no trânsito. Para superá-los, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana tem desenvolvido diversas ações no Município tais como serviços de sinalização e mudança de direção nas ruas; Campanha Carona Solidária; projeto Se Essa Rua Fosse Minha, implantando junto ? s escolas municipais; Campanha Faixa Segura; entre outros.

{n}Cronograma{/n}

Dia 18 de setembro (quarta-feira)
8 horas – Lançamento da campanha na Escolinha de Trânsito da Semutran (Rua Antonio Bernardo, 45 – Lavapés)
14 horas – Bloqueios educativos em frente ? Catedral Metropolitana, Praça Emílio Pedutti (Bosque) e Praça Coronel Moura (Paratodos)

Dia 19 de setembro (quinta-feira)
Distribuição das cartilhas em escolas e faculdades parceiras

Dia 20 de setembro (sexta-feira)
14 horas – Bloqueios educativos em frente ? Catedral Metropolitana, Praça Emílio Pedutti (Bosque) e Praça Coronel Moura (Paratodos)
19 horas – 1ª Caminhada Botucatuense Contra os Acidentes de Trânsito em parceira com a Equipe Marcha Lenta
Local: Praça Alexandre Fleming

Dia: 21 de setembro – sábado
Comemoração do Dia Mundial Sem Carro e Bloqueio Rotakids
Local: Praça do Bosque

De 23 (segunda-feira) a 25 se setembro (quarta-feira)
Exposição de carros batidos na Praça Emílio Pedutti (Bosque), Avenida Deputado Dante Delmanto e Avenida Vital Brasil

Dia 25 de setembro (quarta-feira)
Campanha Faixa Segura em frente ? Casa da Borracha, na Avenida Floriano Peixoto

Dia 27 de setembro (sexta-feira)
Bloqueios educativos em frente ? Catedral Metropolitana, Praça Emílio Pedutti (Bosque) e Praça Coronel Moura (Paratodos) com a participação do Centro de Lazer Nova Aurora