Bazar “Criadores Solidários” vende 80% dos produtos disponíveis

O projeto de qualificação para geração de trabalho e renda “Criadores Solidários”, do Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Botucatu, em parceira com a Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu entre os dias 25 e 27 de novembro o primeiro Bazar de Natal, no salão da corretora de seguros Acorse.

No local estiveram ? disposição do público diversos produtos de decoração natalina como enfeites, jogos americanos, toalhas, aventais, guirlandas, bonecos de natal, bolsas, necessaires, capas de notebook, sacolas ecológicas, além de delícias de natal, como bolachas, biscoitos, doces, bolos e mini sonhos.

Segundo a presidente do Fundo Social e primeira-dama, Rachel Ferronato Cury, cerca de 80% dos produtos foram vendidos durante o bazar que teve como objetivo fortalecer a economia solidária no Município. “O importante é destacar que toda a renda obtida com as vendas foi destinada ? s famílias dos participantes do projeto Criadores Solidários, nada fica para a prefeitura. E quem não teve a oportunidade de ir ao Bazar ainda pode comprar os produtos, durante o Festival Reluz, na barraca dos Criadores Solidários”, esclarece.

{n}Novidades 2012{/n}

Com o sucesso do Bazar de Natal, as participantes do projeto “Criadores Solidários” perceberam a importância de vender nessas épocas e prometem para o próximo ano realizar mais bazares em datas comemorativas como páscoa, dia das mães e das crianças.

Na visão da secretária de Assistência Social, Maria Della Coletta, o bazar também trouxe uma maior visibilidade para os trabalhos desenvolvidos nas oficinas de costura e cozinha. “Durante o bazar as participantes já receberam diversas encomendas, foi muito importante para a divulgação do trabalho delas”, comenta.

As pessoas interessadas em fazer encomendas dos produtos das oficinas dos “Criadores Solidários” podem obter mais informações no Núcleo Integrado de Atenção ? Proteção Social Básica [Rua Dr. Cardoso de Almeida, 825] ou no Fundo Social [Rua General Telles, 1434] ou pelos telefones: (14)3813-9071 e 3813-8504.

{n}Sobre o Criadores Solidários{/n}

O projeto “Criadores Solidários” trabalha na geração de emprego e renda no Município junto ? s comunidades carentes. Lançado em dezembro de 2009, tem como intuito desenvolver a economia solidária em Botucatu, com incentivos e capacitação para o trabalho.

A primeira ação do projeto colocada em prática foi a oficina de “Acessórios”, com o foco voltado para confecções de bolsas, malas, sacolas e necessaires, e que funciona desde julho de 2010 em um imóvel ao lado do Núcleo Integrado de Atenção ? Proteção Social Básica (Rua Dr. Cardoso de Almeida, 825).As atividades são desenvolvidas em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, que oferece toda matéria-prima e cede o espaço físico para a realização da oficina.

Outra ação foi a criação do espaço destinado ? oficina “Cozinha Sabores da Gente” na sede administrativa do Fundo Social [Rua General Telles, 1434]. O local foi equipado com fogão, geladeira, forno micro-ondas e outros equipamentos através de convênio firmado junto ao Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (Fussesp), que viabilizou a transferência de recursos financeiros para compra de equipamentos. A iniciativa também conta com parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, que disponibilizou outros materiais de cozinha.

Em agosto de 2011 o projeto “Criadores Solidários” inaugurou a “Oficina de beleza”, que tem como objetivo proporcionar o treinamento e capacitação de pessoas para o trabalho em salões de cabeleireiro ou como profissional autônomo. Esta oficina também é desenvolvida no Núcleo Integrado de Atenção ? Proteção Social Básica em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e com a So’ller Brasil, certificada como empresa solidária.

Da Assessoria