Ambiental notifica três mil terrenos baldios e imóveis

A Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) informa que em 2013 foram emitidas 3126 notificações para proprietários providenciarem limpeza e capina de terrenos baldios ou imóveis ocupados em Botucatu. O balanço revela um aumento de 18% em relação ao ano de 2012. Dos terrenos baldios e imóveis notificados, 1.146 foram multados por não terem executado a limpeza.

O supervisor de serviços de saúde ambiental e animal, Valdinei Moraes Campanucci da Silva, explica que quando um imóvel ou terreno multado permanece nas mesmas condições, é gerada uma ordem de serviço que é encaminhada para a Equipe de Limpeza Pública da Secretaria de Obras executar a limpeza, sendo cobrado, além da multa, R$0,96 por m².

“Em 2013 foram geradas 380 ordens de serviço de limpeza. Os imóveis e terrenos, abandonados ou não, que estejam com mato alto, lixo e entulho, além de trazer incômodos, oferecem riscos aos moradores e vizinhos, pois podem contribuir para a proliferação de animais sinantrópicos como ratos, baratas e escorpiões”, destaca.

A população pode denunciar casos de terrenos baldios ou outros imóveis em situação de risco para a VAS por meio dos telefones 150 ou 3813-5055. O atendimento da Vigilância Ambiental é de segunda a sexta-feira, das 7 horas ? s 16h30.

Durante o ano de 2013, a equipe da Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) contabilizou a abertura de 6.595 protocolos de atendimentos, sendo que destes serviços o segundo mais solicitado foi de atendimentos e reclamações sobre terrenos baldios e imóveis para limpeza e capina.