
Resgate foi feito pelo Grupo de Proteção Ambiental da Guarda Civil Municipal de Botucatu

Na manhã desta terça-feira, 3 de junho de 2025, a equipe do Grupo de Proteção Ambiental (GPA) da Guarda Civil Municipal (GCM) de Botucatu realizou o resgate de um quati que se encontrava em situação de risco na região da Vila Ema (veja o vídeo ao final)
O chamado foi feito via telefone 153, através do Centro de Operações Integradas (COI), relatando que o animal estava circulando pela Avenida Paula Vieira com uma lata presa na cabeça, o que comprometia sua respiração e visão.
A equipe do GPA se deslocou rapidamente até o local e conseguiu realizar o resgate com sucesso. Após a retirada do objeto, o quati recebeu os primeiros cuidados e, em seguida, foi encaminhado ao Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Selvagens (CEMPAS), onde passou por avaliação veterinária completa.
Conforme informado pela GCM, o animal permanecerá sob cuidados até sua plena recuperação e, assim que estiver em condições ideais de saúde, será reintegrado ao seu habitat natural.
A ação reforça a importância do trabalho conjunto entre a população e os órgãos de proteção ambiental na preservação da fauna silvestre.