A Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp, câmpus de Botucatu, realizou, entre os dias 20 e 24 de maio, a segunda edição da Semana de Integração Acadêmica (Sinta) do curso de Zootecnia. O tema do evento foi Zootecnia Sustentável.
A Sinta é uma atividade pedagógica desenvolvida como uma oportunidade de comunicação e interação entre universidade e sociedade. Ao longo da semana, cerca de 230 alunos e 17 docentes tutores (incluindo professores da Faculdade de Ciências Agronômicas e do Instituto de Biociências), divididos em 11 grupos de trabalho, desenvolveram projetos e vivenciaram novas metodologias de ensino e aprendizagem.
Segundo o professor Ricardo de Oliveira Orsi, que coordenou o evento ao lado do professor Paulo Roberto de Lima Meirelles, o envolvimento e o empenho dos alunos foram maiores em relação ao evento do ano passado. Eles deram conta do recado com desenvoltura e trabalhando coletivamente. Foi surpreendente o dinamismo que percebemos em todos os grupos.
Para Orsi, do ponto de vista pedagógico, é bastante válido tirar os alunos da sala de aula e, através dos projetos, aproximá-los da realidade da profissão, trabalhando ao lado de colegas com conhecimentos e pensamentos diversos. A ideia é estimulá-los a discutir e resolver questões que tragam benefícios para a população. Eles aprendem a usar o conhecimento que já receberam, buscar novas informações, trabalhar em grupo, aprender a conviver com as diferenças e exercitar o senso crítico. Todos amadurecem com essa vivência.
Os alunos endossam a opinião do professor. Marcia Pereira da Silva, do 4º ano de Zootecnia participou da Sinta pela segunda vez e gostou muito da experiência. Nesse segundo ano notei uma melhora na desenvoltura dos alunos e também dos professores. Acho a atividade enriquecedora pelo contato com os colegas de outros anos e pela postura que aprendemos a ter frente a um produtor ou aos órgãos públicos, por exemplo.
Márcia participou do grupo Sustentabilidade na produção pecuária: estratégias e ações, orientado pelos professores Cyntia Martins, Rogério Curi, André Mendes Jorge. Nas propriedades rurais da nossa região não encontramos ações voltadas para a sustentabilidade. Portanto, elaboramos uma cartilha para ajudar conscientizar o produtor sobre ações mais sustentáveis que aumentem sua produção sem agredir o meio ambiente.
Também do 4º ano de Zootecnia, Alex Shinohara participou do grupo Aquicultura Sustentável, orientado pelos professores Edvaldo Pezzato e Margarida Maria Barros. Pesquisamos sobre possíveis medidas para buscar sustentabilidade na aquicultura, tais como o consórcio de plantas aquáticas para diminuir a quantidade de poluentes na água e o manejo nutricional, entre outras.
Alex também aprova a realização da Sinta. É legal, principalmente, por termos contato com colegas de outros anos de uma maneira que não aconteceria nas aulas normais. Além disso, participar enriquece nossa formação por permitir o contato com o setor produtivo e possibilitar estudarmos coisas que não aprendemos nas salas de aula.
Com o saldo positivo de mais uma edição do evento, a tendência é que a Sinta se consolide. Creio que a Sinta deva continuar. Foi um ganho fantástico para o curso, analisa o professor Orsi. Quero agradecer a participação dos docentes, dos servidores técnico-administrativos e, principalmente, parabenizar os alunos. Percebemos que todos deram seu melhor, num esforço coletivo que enriquece o curso de Zootecnia.
Compartilhe esta notícia