Reunião garante quatro cursos de engenharia em Botucatu

Turismo
Reunião garante quatro cursos de engenharia em Botucatu 20 março 2012

O mantenedor da União Brasileira Educacional (UNIBR), Fábio Merlin visitou a cidade nesta segunda-feira (19) para acelerar os trâmites legais para que possa ser protocolado o pedido de credenciamento de quatro cursos de engenharia para Botucatu, nas áreas de elétrica, automação, produção e civil. O encontro foi promovido pelo jornalista e especialista em marketing educacional, Sandoval Nassa, que por vários anos dirigiu um jornal local.

A vida da Faculdade de Engenharia havia sido acertada em uma reunião entre Merlin, Nassa e Cury, na primeira quinzena de janeiro deste ano, quando foi anunciado, oficialmente, a instalação da faculdade que irá funcionar no antigo prédio do Curtume Paulista, na Avenida Paula Viera, região da Vila Maria, após meses de negociações.

Para viabilizar a vinda dessa faculdade Sandoval Nassa, procurou Fábio Merlin, para que estudasse a possibilidade de trazer uma unidade para Botucatu. “Quando procurei o Merlin, descobri que era de Botucatu e aí as coisas se tornaram mais fáceis. Ele se interessou e foi apresentado ao prefeito João Cury que fez uma explanação da Cidade e a ajuda que a Prefeitura poderia dar para que a universidade se viabilizasse. Depois desse primeiro encontro as coisas começaram a acontecer positivamente”, lembrou Nassa.

No encontro com João Cury, Merlin diz que nasceu e fez parte dos seus estudos em escolas de Botucatu, mas para se formar teve que morar fora já que a Cidade não oferecia o curso superior que escolhera. “Quando conversei com o João (Cury) ele me mostrou o potencial atual do desenvolvimento de Botucatu como pólo universitário e empresarial e senti que poderia sim, instalar uma Faculdade de Engenharia e tudo deu certo. Estamos no início de um projeto para ter um final feliz. Nos próximos dias estaremos protocolando o pedido para que os quatro cursos venham para Botucatu”, disse Merlin.

Segundo ele a Faculdade de Botucatu será voltada para atender o público de classe C, com mensalidades girando em torno de R$ 350,00. A demanda de alunos dependerá da procura por cada um dos cursos que estarão disponibilizados. “Estamos entre as 80 melhores universidades do Brasil e temos unidades no litoral paulista e em várias cidades de São Paulo, tendo a maior parte dos cursos com classificação 3 e 4 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), onde a nota máxima é 5. Nossa intenção é iniciar as atividades em Botucatu ainda nesse primeiro semestre”, prevê o sócio/diretor, que já visitou várias empresas do Município.

Para o prefeito João Cury a vinda dos cursos da UNIBR para Botucatu irá preencher uma lacuna no ensino superior. Destaca que a Cidade tem a Unesp, a Fatec, a Universidade do Trabalhador (UNIT), Unifac, entre outras faculdades e escolas de ensino fundamental e ensino médio de excelente qualidade, mas uma Faculdade de Engenharia era um sonho que agora se torna realidade.

“Costumo dizer que ninguém faz nada sozinho e isso mais uma vez se confirmou. A participação do Sandoval (Nassa) foi fundamental para dar início a esse projeto e nós não fomos omissos, nem cruzamos os braços esperando as coisas acontecerem. Fomos parceiros, fizemos as tratativas e procuramos mostrar o que a Cidade tinha a oferecer para abrigar a faculdade e tudo deu certo”, comemora Cury. “Queremos que as pessoas se formem nos cursos que estarão disponibilizados e se estabeleçam na cidade, por isso fomos atrás desse sonho, que agora se torna realidade”, acrescentou o prefeito.

Fotos: Valéria Cuter

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
sorria para economia 2
Oferecimento