O secretário municipal de Meio Ambiente, Perseu Mariani, deverá dar início ao Projeto Poupatempo Ambiental, que será instalado no Parque Municipal Joaquim Amaral Amando de Barros, no Jardim Paraíso. O projeto foi encaminhado nesta terça-feira (16) ? Secretaria Estadual de Meio Ambiente para a assinatura do contrato e abertura de licitação. A expectativa é iniciar as obras no segundo semestre deste ano.
O projeto foi elaborado no ano passado, pelo próprio Mariani, na gestão do então secretário Layre Colino Júnior, que deixou o cargo por razões de Saúde. A idéia é levar a um só local vários órgãos ligados ao Meio Ambiente, para agilizar os processos ligados ? área. No próprio parque serão instalados a sede da Secretaria de Meio Ambiente, Cetesb, Instituto Florestal, Fundação Florestal, bases da Polícia Militar Ambiental e Guarda Civil Ambiental, entre outros.
Parque Municipal tem área de mata nativa preservada de transição entre cerrado e mata atlântica, abrigando diversas espécies vegetais, uma fauna rica em pássaros, além de contar com várias nascentes. Por isso a comunidade, futuramente, poderá resolver seus problemas na área ambiental e, ao mesmo tempo, dar um passeio muito agradável em contato com a natureza, coloca Mariani.
Lembra que foi feita uma ampla reforma naquele espaço público como parte do programa Ecobotucatu e entre as obras está a esplanada de aproximadamente 5 mil metros quadrados de área, que será totalmente gramada.
Outra reforma feita foi no lago artificial de 3 mil metros quadrados, projetado para receber peixes ornamentais. Além disso, outras melhorias estão projetadas como a concha acústica, praça poliesportiva, salão de eventos, portaria e sanitários, enumera Mariani.
Compartilhe esta notícia