A Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, câmpus de Botucatu, recebeu, no dia 07 de agosto, a visita de professora Vilma Fuentes, assessora de Relações Exteriores do Santa Fe College, de Gainsville/ Flórida, nos Estados Unidos.
Ela foi recebida pelo vice-diretor da FCA, professor Carlos Frederico Wilcken, juntamente com as professoras Izabel Takitane, representante da Assessoria de Relações Externas da Unesp (Arex) e Regiani Santos Zacarias, da Unesp de Assis.
Fuentes está no Brasil para concretizar o acordo internacional firmado entre a Unesp e o Santa Fe College. Além da FCA ela vai visitar os câmpus da Unesp de Assis e Bauru com o objetivo de conhecer departamentos, cursos e disciplinas que oferecem para o desenvolvimento de futuros projetos conjuntos, além de divulgar o acordo e esclarecer sobre as possíveis áreas de interesse.
Na FCA, a Fuentes teve a oportunidade de conhecer os experimentos coordenados pelo professor Alcides Lopes Leão envolvendo o uso de resíduos sólidos e ananocelulose para aplicações odontológicas, biomédicas e ambientais. O docente da FCA esteve no Santa Fe College em março deste ano para uma série de palestras.
A maioria das nossas parcerias internacionais se dá na área de Humanidades. Não temos tantos convênios na área de ciências naturais, explicou a visitante. Creio que nossos professores e alunos da área de ciências naturais vão se interessar muito pela Unesp. As palestras do professor Alcides foram muito bem recebidas por nossa comunidade.
As intermediações para o processo colaborativo entre Unesp e Santa Fe tiveram início a partir da ida professora Regiani Zacarias ? instituição norte-americana para atuar como docente visitante durante o ano letivo de 2012/2013. O convênio, que abrange diversas áreas, pode beneficiar diversas unidades da Unesp e tem como uma de suas principais novidades a possibilidade de permitir que os alunos de graduação cursem as disciplinas no exterior, com o aproveitamento de créditos.
O Santa Fe College está preparando uma modalidade de intercâmbio em que o aluno brasileiro poderá cursar uma disciplina de sua área específica num período do dia e estudar inglês em outro. Eles desenvolveram esse programa pensando em nós, nas necessidades dos nossos estudantes, enfatiza a professora Regiani.
Uma primeira iniciativa do convênio deve ser a visita de um grupo interdisciplinar de estudantes norte-americanos que passarão 15 dias no Brasil cursando uma disciplina especialmente preparada para eles e conhecendo o país. As aulas ministradas aos alunos norte-americanos serão abertas também aos brasileiros, abrindo a oportunidade para novos contatos .Embora ainda não esteja definido, o tema preferido para essa iniciativa é Sustentabilidade.
A professora Vilma Fuentes não esconde o entusiasmo pelo novo convênio.O Brasil é o gigante da América Latina e creio que é importante que os norte-americanos percebam isso e comecem a criar ligações mais fortes com instituições brasileiras.
Compartilhe esta notícia