A Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) está recebendo a visita do pesquisador indiano Kishore Shankarsinh Rajput, do Departamento de Botânica da Faculdade de Ciências da The Maharaja Sayajirao University of Baroda. O professor Rajput vai ministrar, de 7 a 16 de novembro, aulas da disciplina O câmbio em espécies tropicais, no Programa de Pós-graduação em Ciência Florestal da FCA.
A primeira visita do professor Rajput ? FCA aconteceu em 2009, a convite da professora Carmen Marcatti, para fazer um estágio de seis meses junto ao Laboratório de Anatomia da Madeira. Na ocasião, ele pesquisou o sistema vascular de caules de trepadeiras. Essa aproximação resultou na coorientação de uma dissertação de mestrado na FCA e no credenciamento do professor junto ao Programa de Pós-graduação em Ciência Florestal.
Do ponto de vista da pesquisa, o professor considerou muito enriquecedora a aproximação com o Brasil pois acabou encontrando outras espécies vegetais com comportamento e desenvolvimento diferentes das que ele já conhece. Venho aqui para ensinar, mas acabo aprendendo bastante, diz.
O professor também ressalta as diferenças entre os sistemas de ensino dos dois países. Segundo ele, os universitários indianos precisam estudar as áreas de maneira mais geral, a especialização em nível de graduação é menos intensa do que no Brasil. Além disso, a universidade em que ele trabalha é muito grande, tem mais de 460 mil alunos matriculados numa infinidade de cursos em todos os níveis de ensino, do jardim de infância ? pós-graduação.
Se depender do professor Rajput, a colaboração com a FCA está longe de terminar e pode até se ampliar. Quero seguir pesquisando e também proporcionar oportunidades de intercâmbio para alunos do Brasil e da índia.
Fonte:
Assessoria de imprensa:
Aline Grego/Sérgio Santa Rosa
Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp – câmpus de Botucatu/SP