Prédio interditado do antigo Fórum passa por vistoria

Turismo
Prédio interditado do antigo Fórum passa por vistoria 18 janeiro 2011

Uma vistoria interna foi feita no antigo Fórum de Botucatu, na Praça Rui Barbosa, pela Prefeitura Municipal, através do secretário de Descentralização e Participação Popular, João Carlos Figueroa para avaliar em que condições se encontram as estruturas do prédio. Isso porque o Tribunal de Justiça (TJ) do Estado cedeu o imóvel ao Município e existe a possibilidade de que ele abrigue, futuramente, a secretaria municipal de Educação e uma Pinacoteca.

Nessa vistoria foi detectado que o prédio, interditado desde 2002 pelo então diretor forense, juiz Luiz Otávio Duarte Camacho, está numa situação preocupante com infiltrações de água em diversos pontos, telhado e piso danificado, trinca nas paredes e reboco se desprendendo. O cheiro é insuportável em razão do prédio se tornar um verdadeiro criadouro de pombos, com excrementos das aves espalhado por todos os lados, principalmente, no piso superior, onde um dia funcionou o Tribunal de Júri.

“Essa visita foi para que a gente tivesse uma idéia da situação em que o prédio se encontra. Vou elaborar um relatório e encaminhar ao prefeito (João Cury) para que ele determine a presença de um especialista em construção ao local para uma análise técnica com a finalidade de elaborar uma reforma e possibilitar que o prédio volte a ser utilizado em prol dos munícipes”, colocou Figueroa.

O próximo passo é executar uma limpeza geral, uma vez que o prédio deverá ser vistoriado pelo secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo, no próximo dia 27, e possa abrigar uma Pinacoteca. Além do secretário, deverá fazer parte da comitiva, o diretor da Estação Pinacoteca, Marcelo Araújo; a coordenadora da Unidade de Bibliotecas e Leitura (UBL), Adriana Cybele Ferrari e o diretor do Museu da Língua Portuguesa, Antonio Carlos Sartini.

Ao ser mantido no cargo pelo governador Geraldo Alckmin, o secretário mostrou-se disposto a celebrar convênios com prefeituras e investir na cultura do interior do Estado e já garantiu recursos para reforma e ampliação do Espaço Cultural “Dr. Antonio Gabriel Marão”, na Avenida Dom Lúcio.

O próximo passo é mostrar que o prédio do antigo Fórum, que passará por uma grande transformação possa fazer com que Botucatu seja o primeiro município do interior paulista a contar com uma Pinacoteca em parceria com o Estado e também ser contemplado com ampliação de acervo e inovações tecnológicas que possam tornar a Biblioteca Municipal “Emílio Peduti” uma referência.

“O secretário está bastante entusiasmado e a conversa que tivemos, recentemente, foi muito boa. Existe a chance real de Botucatu ser transformada em um pólo regional de cultura e isso poderá ser confirmado nos próximos dias, com a visita que ele fará a Botucatu e o prédio do Fórum faz parte desse contexto”, afirmou o prefeito João Cury.

Fotos: David Devidé

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST DESK
Oferecimento