O 12º da Polícia Militar do Interior (BPM-!), de Botucatu está desenvolvendo um trabalho para estudantes das 5ª séries visando o ensinamento básico sobre o trânsito. As palestras estão sendo ministradas pelo capitão Aleksander Lacerda e a primeira escola a ser contemplada com esse projeto foi a Raphael de Moura Campos, na região central da cidade, entre 60 crianças.
O capitão que ministrou a palestra Segurança No Trânsito: Eu Posso Fazer, é especializado em trânsito urbano pelo Curso de Trânsito Urbano, realizado pela PMr além do de Capacitação para Educação no Trânsito, pela Secretaria Nacional de Segurança Pública.
O projeto é semelhante ao Bentevi, desenvolvido em São Paulo e adaptado para a realidade da região de Botucatu. Durante a palestra os alunos passam a conhecer procedimentos básicos que devem ser adotados no trânsito, como o uso correto do cinto de segurança, uso de cadeirinha de elevação para crianças, pessoas alcoolizadas, respeito ? sinalização, normas de segurança, entre outras.
Durante a palestra nós mostramos, por exemplo, como uma pessoa alcoolizada fica com seus movimentos comprometidos. Para isso, esticamos uma linha reta e pedimos para um estudante caminhar sobre ela. Depois, giramos o estudante várias vezes e pedimos para que faça o mesmo percurso sobre a linha. A situação é completamente diferente, pois (o estudante) perde a noção de direção e de espaço e não consegue caminhar em linha reta. É assim que acontece quando uma pessoa está embriagada, ensina Aleksander .
Outra novidade é que os alunos que participam da palestra recebem um talão de multas para aplicar no seu dia a dia, entre os membros da família e uma revistinha educativa sobre o trânsito. Com isso, quando está no carro ele pode observar tudo que o motorista está fazendo e aplicar multas, caso alguma infração seja cometida. Esta é uma forma sadia que ele tem para passar os ensinamentos que recebeu durante a palestra, colocou o oficial da PM.
A idéia do comando da PM é fazer com que essa palestra seja ministrada para outros estabelecimentos de ensino da região. Os diretores das escolas que tiverem interesse podem procurar a sede do 12º BPM-I e fazer a inscrição. Nosso objetivo é desenvolver esse trabalho em escolas de toda região, frisou o capitão.
Também faz parte desse projeto, prossegue Aleksander, estender essa palestra a outras séries das escolas ou mesmo para outras entidades. É importante que as pessoas não só conheçam, como também participem desse projeto que visa evitar acidentes de trânsito. Com a união de forças podemos não zerar o índice de acidentes, mas é possível diminuir, consideravelmente, concluiu.
Compartilhe esta notícia