Informações colhidas junto a Secretaria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Botucatu atestam que na tarde desta sexta-feira (28), na sede de campo do Sindicato dos Metalúrgicos de Botucatu, 35 pescadores do Rio Bonito e Porto Said receberam suas inscrições e registros aquaviários pela Marinha do Brasil, que promoveu durante a semana um curso de Capacitação para Pescadores.
A iniciativa foi da Colônia de Pescadores de Anhembi, com apoio da Prefeitura de Botucatu. Com a capacitação, os pescadores de Botucatu agora estão aptos, de forma legal, a pilotar embarcações a motor e efetuar as demais atividades relacionadas ? pesca.
Fizeram a entrega das carteiras e registros profissionais aos pescadores: o comandante Marco Antônio Dutra Janino, capitão de fragata e dos portos, da Capitania Fluvial Tietê-Paraná; Daniela da Silva Fares Nogueira, presidente da Colônia de Pescadores de Anhembi; e o secretário municipal de Descentralização e Participação Comunitária, João Carlos Figueiroa. É a forma de legalizar estas pessoas como pescadores e de abrir um campo profissional muito grande a elas, ressalta o secretário.
A Prefeitura apoiou o curso por meio das Secretaria de Esportes e Lazer (permissão para utilização das piscinas da ADPM – Associação Desportiva da Polícia Militar – para os testes de natação), de Educação (transporte dos pescadores entre Porto Said e a ADPM), da Saúde (exames médicos), e de Descentralização (suporte da Sub-Prefeitura de Vitoriana durante a realização do curso e distribuição de lanches).
{n}Testemunho{/n}
Dos 35 pescadores qualificados, oito eram mulheres. Uma delas, Mônica Cunha Silva Oliveira (29), que é pescadora há cinco anos, foi a que recebeu a melhor média final de avaliação do curso. É uma vitória pra gente, disse.
Manoel Tomaz de Araújo (42), que há 20 anos atuava como pescador, somente agora pôde se orgulhar de ter sua carteira e registro como profissional da pesca. É mais uma segurança para nós pescadores. Além disso, o curso foi muito bom para aprendermos novos procedimentos, porque antes fazíamos aquilo que era correto pra gente, conclui.
Os telefones de contato da Colônia de Pescadores de Anhembi são: [014] 3884-1144 – ramal 228 ou (014) 9754-3003.
Compartilhe esta notícia