Estudantes do ensino médio de Botucatu viajaram a São Paulo onde passaram por capacitação do Orçamento Participativo Jovem, mais uma ação da Prefeitura Municipal. A saída ocorreu por volta de seis horas da manhã defronte a Catedral Metropolitana e contou com a presença do prefeito João Cury Neto.
Na capital do Estado, a comitiva, formada por 40 alunos indicados como delegados do OP Jovem, visitou o Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista e conheceu as atribuições do Poder Executivo Estadual.
Os jovens botucatuenses também estiveram na Assembleia Legislativa do Estado, onde receberam informações sobre as funções e atribuições do Parlamento Paulista e puderam acompanhar o trabalho dos deputados em plenário.
A jovem Priscila Rosso, aluna do ensino médio que acaba de ser aprovada no vestibular da Vunesp para o curso de Relações Internacionais, em Franca, enalteceu a iniciativa.
“A viagem foi muito informativa, pois, conhecer o Palácio dos Bandeirantes e a Assembleia Legislativa nos capacita a conhecer os Poderes Executivo e Legislativo. Tirei muitas das minhas dúvidas, por esse motivo posso afirmar que esse projeto nos insere no processo de aprendizagem que o Orçamento Participativo Jovem traz em seu conceito.
Erica Aparecida Moreiro Sueno fala da alegria ao ver seu filho Erick Sueno participar de um projeto inovador. É muito gratificante, pois, meu filho é muito tímido, mas ele disse que aconteceu muita interatividade entre os alunos envolvidos”.
O Coordenador do Orçamento Participativo, Paulo Sérgio Alves, declarou que o Projeto e as capacitações estão apenas no começo, e que esse projeto terá todos os ingredientes para a formação do verdadeiro cidadão participativo.
A proposta é que os jovens possam ser capacitados para o pleno exercício da cidadania e sejam agentes transformadores da sociedade, contribuindo para a construção de uma cidade melhor, afirma o coordenador do Orçamento Participativo, Paulo Sérgio Alves.
Compartilhe esta notícia