Em reunião da Câmara, Prefeitura cria Sistema Municipal de Ensino

Turismo
Em reunião da Câmara, Prefeitura cria Sistema Municipal de Ensino 23 setembro 2010

Em sessão extraordinária ocorrida na Câmara Municipal foi aprovado, por unanimidade, o Projeto de Lei Complementar nº 061/2010, de iniciativa do prefeito João Cury Neto, que institui o Sistema Municipal de Educação (SME). Profissionais da educação lotaram as galerias do Legislativo para acompanhar a votação e aplaudiram de pé a aprovação da matéria.

Na prática, a medida garante autonomia para que a Secretaria Municipal de Educação formule uma política própria para o setor, de forma a atender as peculiaridades do município. O sistema próprio também garantirá mais agilidade nos procedimentos burocráticos (administrativos e pedagógicos); definição das prioridades educacionais locais; especificidade da legislação educacional (normas, leis) para o município e ampliação da possibilidade de inovação educacional.

A mudança ainda garantirá autonomia nas propostas político-pedagógicas das escolas (atendendo as legislações vigentes); fortalecimento nas articulações das diversas instâncias do município (CRAMI, Conselho Tutelar); prioriza a criação do Plano de Carreira e a criação do Estatuto do Magistério; oportuniza propostas viáveis e concretas do ensino e da sociedade; facilita o acesso da comunidade as políticas e projetos de educação para o município; democratiza as decisões educacionais (Conselhos de Escola, Municipal, Merenda, etc.) e viabiliza a participação popular como um verdadeiro processo educativo.

“Essa transformação já vinha sendo aventada há muitos anos. Ao assumirmos a secretaria, passamos a trabalhar de forma efetiva na sua consolidação, permitindo maior autonomia ao município. Essa é uma conquista histórica para a educação de Botucatu. Podemos chamar de nossa independência. Os processos serão simplificados, nossa proposta pedagógica levará em conta as características do município e teremos maior liberdade para criação, inclusive, de novos cursos e escolas”, exalta o secretário de Educação, Narcizo Minetto Júnior.

Outro fator destacado é que a partir de agora a gestão educacional no município acontecerá de forma mais democrática e participativa, já que o Conselho Municipal de Educação passará a ter papel relevante. O órgão, já constituído, terá como presidente a chefe de divisão de ensino,Vânia Cristina Fioravante.

Um dos próximos passos para que a mudança comece o mais breve possível a produzir resultados práticos e alcançar os objetivos propostos será a montagem do Plano de Carreira do Magistério Municipal, que num âmbito mais abrangente, também é chamado de Estatuto da Educação Municipal. Esse instrumento é fundamental para a regulamentação da carreira e define os direitos e deveres dos profissionais da área. “Vamos elaborar um Plano de Carreira que leve em conta as condições de trabalho na escola, a profissionalização e a qualificação permanente de nossos educadores”, afirma Minetto.

Fonte: Secretaria de Comunicação

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Supermusculos quarta
Oferecimento