Na tarde deste sábado, com a presença de muitos moradores e de várias autoridades municipais (foto), foi feita a entrega simbólica do Centro Educacional Professora Roseli Leite Alves, realizado através de um convênio entre a Prefeitura de Botucatu e a Associação não governamental El Shaddai. A entidade está instalada na Avenida Waldemar Vizotto, 138, região do Jardim Santa Elisa.
Entre os presentes esteve o secretário de Educação, Narcizo Minetto Júnior que comemorou esta unidade, que é o primeiro instrumento público a ser instalado no bairro. A creche começa a funcionar plenamente daqui a dois meses, tempo para o treinamento da parte pedagógica, comentou Minetto.
A unidade escolar tem capacidade para atender 150 crianças do bairro, de 0 a 5 anos. O prédio é equipado com acessibilidade aos portadores de deficiência física e possui a estrutura de um lactário, dois lavabos, dois berçários, duas salas de aula com tatames e brinquedos, sala multi uso, saguão, recepção, diretoria com sanitário, banheiro para funcionários, lavanderia completa, banheiros infantis (masculinos e femininos) com chuveiros, refeitório, cozinha e área de lazer de 600 m², com um parque de areia de 60 m².
Segundo Narcizo Minetto, a intenção é ampliar a creche. Futuramente, queremos instalar um consultório dentário no local para atender as crianças, colocou o secretário que conseguiu zerar o déficit de creches no município, contando com apoio do prefeito João Cury Neto.
A Assistente Social, Kátia Mendes, alegou que a creche irá abrigar, de imediato, todas as 80 crianças que foram inscritas, mas adianta que as inscrições continuam abertas. Nossa intenção é trabalhar com a capacidade total dividindo as crianças em dois períodos sendo 75 pela manhã e 75 ? tarde, colocou Kátia Mendes.
O prefeito João Cury alegou que a creche no Jardim Santa Elisa era um compromisso que ele havia assumido com os moradores daquela região. É com satisfação que estou aqui hoje entregando a creche e cumprindo a promessa que foi feita. Tenho a satisfação em dizer que em Botucatu temos sobra de vagas nas creches. Quando assumimos o governo tínhamos mais de 900 crianças fora das creches e em um ano zeramos esse déficit, lembra o prefeito.
Sabíamos da necessidade que a comunidade do Santa Elisa tinha em ter sua creche e não medimos esforços para que ela fosse construída, num convênio que fizemos com a Associação El Shaddai. Quem vai ganhar com isso são os moradores que terão um local onde as crianças receberão toda a atenção que necessitam, acrescentou Cury.
{n}Associação El Shaddai{/n}
O presidente da Associação El Shaddai, José Carlos de Oliveira, ressaltou que a entidade tem atuado nos últimos quatro anos por meio de ações socioeducativas no Jardim Santa Elisa, onde há um número significativo de crianças em situação de vulnerabilidade social.
A AES busca promover ações conjuntas com o município e demais serviços, visando oferecer ? s crianças e as suas famílias condições propícias para o seu desenvolvimento social, minimizando a exclusão social. A creche que está inaugurada hoje é um exemplo disso, disse Oliveira.
{n}A homenageada{/n}
A Creche do Jardim Santa Elisa, recebeu o nome de Roseli Leite Alves (31/10/1947 02/01/2010). Ela atuou como professora de Português do Ensino Fundamental e Médio em Pratânia, Itaí, Barra Bonita e em Botucatu, como funcionária do Estado.
Em Botucatu, lecionou em várias escolas como EECA (Escola Estadual Cardoso de Almeida), Pedretti Neto, e no Supletivo noturno da Martinho Nogueira, onde atuou como diretora.
Aposentou-se do Estado no ano de 1996 e passou no Concurso Público da Prefeitura Municipal de Botucatu, onde atuou como professora do Supletivo na escola Professor João Maria, no Ensino Médio e na escola de Ensino Fundamental do Jardim Flamboyant. Na Associação El Shaddai era voluntária e contribuía assiduamente com as ações desenvolvidas.
Fotos: Fernando Ribeiro
Compartilhe esta notícia