Fotos: Valéria Cuter
Um evento muito especial marcou a comemoração ao Dia Mundial da Água, em Botucatu, na tarde desta sexta-feira, dia 22 de março. A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) em parceria com a Prefeitura de Botucatu realizou uma série de atividades voltadas ? conscientização.
Às 14 horas, com a presença de várias autoridades municipais e diretores da Sabesp, aconteceu uma solenidade nas imediações do Terminal Rodoviário de Botucatu, com a soltura de, aproximadamente, 16 mil alevinos (peixes recém-nascidos) de espécies conhecidas, popularmente, como pacu, curimbatá, tilápía e carpa, no Córrego Água Fria, que deságua no Rio Capivara.
A ação é uma continuidade do projeto de repovoamento daquele manancial que está despoluído e reúne todas as características naturais para o desenvolvimento da fauna aquática de toda a espécie. A qualidade da água foi medida pelo técnico em química da Sabesp, Álvaro Adriano Carniato. O nível de oxigênio da água é excelente e os peixes não terão problemas para chegar até o Rio Capivara onde terão espaço para crescer, se desenvolver e procriar, disse Carniato.
Fizeram uso da palavra a secretária de Educação Alessandra Lucchesi; o secretário do Meio Ambiente, Perseu Mariani; o presidente da Câmara Municipal Ednei Carreira, o superintendente da Sabesp Mário Eduardo Pardini e o prefeito João Cury Neto, que encerrou os discursos e ajudou as crianças a fazer a soltura dos alevinos.
{n}Concurso cultural{/n}
Outra atividade importante para comemorar a data foi voltada a conscientização das crianças com o concurso de desenho desenvolvido na rede pública de Ensino Fundamental do Município, com o tema Água. A Sabesp trata, você cuida.
Houve a exposição dos trabalhos da criançada, com certificado de participação ? todos, onde foram premiados os melhores. A ação envolveu a participação de cinco mil alunos, de primeira a quinta série, na faixa etária de 5 a 10 anos, de 29 escolas municipais. Ela foi realizada em parceria com a Escola do Meio Ambiente (EMA) da Secretaria Municipal de Educação, além das Secretarias Municipais de Cultura e Meio Ambiente.
{n}Domingo no Parque é cancelado {/n}
Também estava previsto a realização do primeiro Domingo no Parque do ano que faria parte das festividades do Dia Mundial da Água. O evento aconteceria neste domingo, dia 24 de março (domingo), no Parque Municipal Joaquim Amaral Amando de Barros, mas foi transferido para o mês de abril.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Perseu Mariani, o cancelamento do evento foi definindo devido ao volume intenso de chuva que caiu sobre a Cidade nos últimos dias e também pela previsão do tempo para o todo o final de semana.
Compartilhe esta notícia