Na quinta-feira, 09 de junho, acontece a 1ª Reunião Técnica de Irrigação de Baixo Custo, na Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, na Fazenda Experimental Lageado. O objetivo do evento é divulgar uma alternativa de irrigação mais barata, capaz de viabilizar a agricultura intensiva regional.
A reunião terá sessenta participantes, entre agrônomos, técnicos agrícolas, funcionários da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) e, principalmente, produtores rurais de hortaliças e frutas de 11 municípios da região de Botucatu.
Durante o período da manhã, no Anfiteatro B da Central de Aulas da FCA, acontecem aulas teóricas abordando os temas Fundamentos da irrigação, Sistema de irrigação de baixo custo por sulcos, Sistema de irrigação de baixo custo por aspersão e Sistema de irrigação de baixo custo localizada, ministradas pelo professor Edmar José Scaloppi, do Departamento de Engenharia Rural da FCA e coordenador do evento.
As demonstrações dos sistemas no campo, com explicações sobre sua montagem e possibilidade de tirar dúvidas pessoalmente com o professor Scaloppi, acontecem no período da tarde, na área do Sítio Modelo da FCA.
O acesso a sistemas de irrigação pode ajudar os produtores familiares a melhorar sua produtividade, provocando mudanças significativas na sua situação econômica e social. Os sistemas de baixo custo desenvolvidos pelo professor Scaloppi podem garantir produção o ano todo para o pequeno agricultor, afirma Jaime Duarte Filho, assistente agropecuário da regional da CATI em Botucatu, que fez questão de ressaltar a importância da parceria institucional. A universidade faz a pesquisa, mas ela precisa chegar ao produtor. A CATI tem a vocação de repassar as tecnologias desenvolvidas para quem precisa.
A 1ª Reunião Técnica de Irrigação de Baixo Custo é uma promoção da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, CATI/Regional Botucatu, Secretaria Municipal da Agricultura e Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf).
Foto:
Assessoria de imprensa
Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp – câmpus de Botucatu/SP
Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais – Fepaf