A Cooperativa de Agentes Ambientais de Botucatu visitou a Cooperativa de Catadores de Ourinhos, organização que vem se destacando no Estado de São Paulo devido à sua profissionalização e ativa participação no Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR).
O objetivo da visita foi promover a troca de experiências entre os grupos, além de capacitar os cooperados de Botucatu para implementarem no Município o que de positivo encontraram em Ourinhos. “Foi uma experiência muito boa. A união entre as cooperativas de catadores é muito importante, pois fortalece o segmento e valoriza o nosso trabalho”, comenta Rosimeire de Araújo Amâncio, presidente da Cooperativa de Agentes Ambientais de Botucatu.
A visita contou com a participação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e com a participação da Circus, que presta serviços de assessoria para a implementação da logística da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins (Abipla) e Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias e Pão & Bolo Industrializados (Abima), dentro do programa de responsabilidade pós-consumo de embalagens “Dê a Mão Para o Futuro: Reciclagem, Trabalho e Renda”.
A Cooperativa de Agentes Ambientais de Botucatu, instalada em terreno ao lado do Aterro Municipal [Rodovia Eduardo Zuccari, km 2] chegou a ser desfeita e proibida de operar por irregularidades administrativas, em junho de 2013. Em agosto do mesmo ano ela foi retomada com uma nova diretoria, totalmente legalizada. Reestruturada, hoje conta com 18 cooperados.
Compartilhe esta notícia