600 pessoas prestigiam Dia de Campo do Eucalipto

Turismo
600 pessoas prestigiam Dia de Campo do Eucalipto 31 outubro 2013

Cerca de 600 pessoas, entre produtores rurais, engenheiros florestais, agrônomos, técnicos florestais e agrícolas e estudantes, participaram da nona edição do Dia de Campo do Eucalipto, realizado nos dias 29 e 30 de outubro, pela Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, câmpus de Botucatu.

Coordenador do evento juntamente com o professor Carlos Frederico Wilcken, o professor Saulo Guerra comemorou o sucesso. “Esta edição superou as anteriores em todos os aspectos. Tivemos um grande público, uma melhor estrutura, inovações nos temas apresentados e presença mais atuante dos fabricantes de equipamentos. Os participantes tiveram em um dia uma real noção do que é a silvicultura e de como está a tecnologia florestal atual”
.
Pela primeira vez, o evento aconteceu em dois dias. No primeiro, os participantes conferiram palestras sobre temas como “Benefícios do manejo de uso múltiplo para florestas de eucalipto”, “Pragas e doenças florestais”, “Incêndio Florestal”, “Controle de plantas invasoras”, “Inovações na Mecanização Florestal” e “Seguro Florestal”.

No segundo dia, aconteceram as dinâmicas “Preparo de solo e plantio”, “Adubação/calagem ou gessagem”, “Aplicação de herbicidas”, “Aplicação de formicida – monitoramento de pragas e doenças”, “Inventário florestal das áreas de 2 a 6 anos”, “Colheita mecanizada e movimentação florestal”, “Desbrota”, “Avaliação das áreas de uso múltiplo com 1 ano de idade”, “Colheita de biomassa florestal”, “Avaliação de plantios adensados para fins energéticos”, “Oficina de plantio de árvores nativas” e “Combate ? incêndios”.

As máquinas florestais chamaram especialmente a atenção do público do Dia de Campo. A New Holland apresentou uma colheitadeira de biomassa florestal – uma máquina que corta, derruba e tritura a madeira, deixando na forma que o produtor quiser para adequar ao seu empreendimento florestal. “É uma inovação mundial, um novo conceito de mecanização florestal que o público viu em primeira mão, através da parceria da FCA com a New Holland”, afirmou o professor Guerra.

A Ponsse, por sua vez, apresentou um forwarder- mais conhecido como Buffalo King 8X8 – para tarefas de baldeio, ou seja, a máquina transporta o eucalipto da floresta até os caminhões que vão seguir pelas estradas. O professor Kleber Pereira Lanças, da FCA/Unesp, enfatizou o crescimento da mecanização no setor. “Hoje a área rural, incluindo a florestal, tem tecnologia para vencer os desafios com soluções que são sustentáveis e rentáveis para o produtor”.

O público aprovou o novo formato do evento, que concentrou as diversas palestras no primeiro dia e todas as dinâmicas e atividades de campo no segundo dia, e também a estrutura e os conteúdos apresentados. “É o quarto ano que venho e está sempre melhorando”, disse José Maurício Cardoso Barreto, representante de uma empresa sediada em São Paulo, com propriedades nos municípios de Avaí, Santa Cruz e Cabrália Paulista, que atua no segmento de produção de eucalipto e mogno para a indústria moveleira. “Achei as palestras interessantes, especialmente a questão de financiamentos e também sobre controle de pragas que é um tema ao qual precisamos estar muito atentos”.

O produtor rural Marcelo Malvesi, de Além-Paraíba, Minas Gerais, esteve pela primeira vez no Dia de Campo e também gostou do evento. “É uma oportunidade fantástica, pois oferece explicações que equivalem a uma consultoria”. Ele se interessou especialmente por temas como novos clones, tendências do mercado e plantio. “Meu bloco está cheio de anotações com coisas que aprendi e vou tentar aplicar ? minha produção”.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
sorria para economia 2
Oferecimento