Evento discutirá diferentes doenças infectocontagiosas em uma ampla abordagem
A comunidade universitária em geral está convidada a participar do workshop internacional gratuito ”Transdisciplinary approaches to Infectious Diseases” (Abordagens transdisciplinares das Doenças Infecciosas’), que será realizado nos dias 20 e 21 de fevereiro, das 8h30 às 17 horas, na sala da congregação da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/UNESP), em Rubião Júnior.
O objetivo do evento é reunir profissionais da saúde que se interessam pela área da infectologia para uma ampla discussão sobre suas diversas vertentes, incluindo tópicos práticos/clínicos como diagnóstico, conduta, tratamento e prevenção, aspectos epidemiológicos e laboratoriais e, também, abordagens imunológicas, fisiológicas e genéticas envolvidas na patogênese destas doenças.
Entre os temas que serão colocados em discussão, destacam-se: HIV, ISTs, Covid-19, PBMICOSE e outros fungos, arboviroses, doenças bacterianas, doenças parasitárias, zoonoses, vacinas e abordagem One Health. A programação prevê duas mesas redondas, oito palestras e quatro atividades interativas (casos clínicos e laboratoriais), com a participação de palestrantes brasileiros e estrangeiros, que abrem a perspectiva de novas colaborações.
O conjunto de atividades, além de configurar um workshop, também será oferecido como disciplina de tópicos especiais a alguns programas de pós-graduação: Doenças Tropicais, Cirurgia e Medicina Translacional, Pesquisa Clínica, Enfermagem, Fisiopatologia em Clínica Médica, Patologia e Pesquisa e Desenvolvimento (Biotecnologia Médica).
“O enfrentamento e a contenção de doenças infecciosas é um grande desafio global. Embora a luta contra a recente pandemia tenha possibilitado um progresso sem precedentes em muitas áreas, o foco na Covid-19 também levou simultaneamente à redução das medidas de controle do HIV/AIDS, da tuberculose e da malária, levando a um aumento significativo de casos e mortes”, afirma a pesquisadora Karen Ingrid Tasca, docente colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Doenças Tropicais (FMB/UNESP) e uma das coordenadoras do workshop.
“Tendo isto em mente, é notória a necessidade de adoção de abordagens multissetoriais e multidimensionais que permitam o gerenciamento de doenças infecciosas emergentes e reemergentes. As estratégias futuras, inclusive prevendo novas pandemias e epidemias, precisam incorporar programas de controle integrado mais amplos, respostas rápidas e novas tecnologias, como por exemplo, a Inteligência Artificial, a fim de reduzir o impacto destas doenças nos sistemas de saúde”, completa.
Os interessados poderão fazer suas inscrições acessando o link http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/index.asp?configurar=true&codEvento=14916
Compartilhe esta notícia