Vigilância faz nebulização no Jardim Monte Mor após casos suspeitos de dengue

Saúde
Vigilância faz nebulização no Jardim Monte Mor após casos suspeitos de dengue 04 junho 2019

A Vigilância Ambiental em Saúde, VAS, realiza nesta terça-feira, 04, e quarta-feira, 05, a nebulização em oito quarteirões do bairro Jardim Monte Mor, região norte do Município. A ação se deve à notificação de casos suspeitos de dengue no bairro.

Como atividade complementar às visitas de redução de criadouros, a VAS realiza a aplicação de inseticida com objetivo de eliminar possíveis mosquitos infectados e, assim, quebrar o ciclo de transmissão da doença que ocorre da seguinte forma: o mosquito sadio pica uma pessoa doente, se infecta e transmite o vírus ao picar uma pessoa sadia.

Os agentes de combate às endemias visitarão os imóveis previamente e orientarão quanto à preparação do ambiente para receber a aplicação do inseticida. Após 20 minutos, os agentes retornam para confirmar se todos os moradores já estão para fora do imóvel e assinalar para o bombista que o ambiente já está preparado para receber o inseticida.

O tempo mínimo de espera para retornar ao imóvel após a aplicação do inseticida deverá ser de 15 minutos. Em hipótese alguma, os bombistas retornarão aos imóveis que estiverem fechados ou não preparados para receber o inseticida. Em caso de chuva, a atividade será reagendada.

Como preparar o imóvel para receber a nebulização

– Guarde em local fechado ou mantenha cobertos os alimentos, utensílios de cozinha, roupas limpas ou penduradas no varal, bebedouros de animais e aquários;

– Retire ou mantenha levantadas roupas de cama e toalhas de mesa para que o inseticida possa atingir todos os locais;

– Mantenha abertas as portas, janelas e cortinas para facilitar a entrada do inseticida;

– Retire ou mantenha em cômodo fechado os animais domésticos (cães, gatos, aves, entre outros).

– Pessoas impossibilitadas de aguardarem a aplicação do inseticida do lado de fora, deverão permanecer em cômodo com portas e janelas fechadas.

A eliminação de condições favoráveis à proliferação do Aedes aegypti, através da manutenção adequada de recipientes com água parada, ainda é a melhor forma de combater a dengue.

Outra orientação importante é procurar atendimento médico ao aparecimento de sintomas característicos de dengue como febre alta, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, dores nas articulações, cansaço e indisposição, pois se houver a suspeita da doença, além de toda assistência devida ao paciente, o caso será notificado e as ações para quebrar o ciclo de transmissão serão desencadeadas oportunamente.

O município registrou, em 2019, a confirmação de 52 casos positivos de dengue (25 casos autóctones e 27 importados) e 1 caso autóctone de chikungunya.

 

 

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST MOBILE
Oferecimento