Mais de 3 mil pessoas que fizeram o cadastro para receber a dose da vacina Oxford/AstraZeneca em mais uma ação de vacinação em massa que faz parte do estudo inédito sobre efetividade do imunizante não foram vacinadas neste sábado (22).
Segundo o balanço da prefeitura, 8.573 pessoas se inscreveram pela internet para participar da ação deste sábado, mas só 5.269 moradores foram imunizados nos dois locais preparados para essa etapa de vacinação da população adulta da cidade.
Ainda de acordo com a prefeitura, o número de pessoas vacinadas nesta ação atingiu a mesma proporção da vacinação do dia 16 de maio e está dentro do esperado.
No dia 16, no chamado Dia D, foram imunizados mais de 66 mil moradores na ação que usou a estrutura das eleições do ano passado e contou com o trabalho de mais de 2,5 mil voluntários. Também durante a semana passada, mais de 2 mil estudantes da Unesp, que moram na cidade, foram vacinados no próprio campus.
Na etapa deste sábado, foram vacinados os cidadãos que não estavam na cidade no dia 16 ou que trabalharam durante todo o dia; que receberam a vacina da H1N1 há menos de 15 dias; que tiveram Covid-19 confirmada há menos de 30 dias; ou que estavam cumprindo quarentena na data da vacinação em massa.
Para os moradores que preencheram o formulário e não receberam as doses será realizada uma espécie de “repescagem”. Segundo o secretário de saúde de Botucatu, André Spadaro, nesta segunda-feira (24) será feita uma reunião com a equipe da pasta para fechar os balanços e definir novas ações.
“Provavelmente vamos analisar caso a caso ao longo dessa semana e vacinar nas unidades de saúde quem eventualmente ainda não foi atendido, em especial as pessoas em quarentena e que tiveram Covid-19 recentemente”, disse.
Ainda segundo Spadaro, será feita uma busca ativa com moradores da zona rural e também acamados que ainda não receberam dose de nenhum imunizante. Esse trabalho será realizado junto a equipe de estratégia da Saúde da Família.
Fonte: Portal G1
Compartilhe esta notícia