Unidades de Saúde iniciam 2ª etapa da Campanha de Vacinação contra o Sarampo


Nesta segunda-feira, 18, começou a 2ª Etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo, desta vez para jovens entre 20 e 29 anos não vacinados. A imunização ocorre nas 20 Unidades de Saúde do Município, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

 A partir desta segunda-feira, 18, a população também poderá contar com uma sala de vacinação noturna, disponível no Centro de Saúde Escola da Vila dos Lavradores, de segunda a sexta-feira, das 18 às 22 horas.

 A segunda etapa da campanha vai até 30 de novembro, sábado, sendo o dia 30 o “Dia D” de mobilização, quando todas as Unidades de Saúde estarão abertas à população, novamente, das 8 às 17 horas.“É importante comparecer à unidade de saúde com a caderneta de vacinação para avaliação da indicação da imunização e, se necessário, atualizar outras vacinas em atraso. Caso não tenha caderneta, a pessoa deve levar o cartão SUS ou um documento de identidade”, destacou Maria Cristina Heinzle, enfermeira do setor de Educação em Saúde (Seducs), da Secretaria Municipal de Saúde.

 A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo teve início em 7 de outubro e a primeira etapa foi voltada para crianças de 6 meses a menores de 5 anos que ainda não tinham tomado a vacina. Neste período, das 7.467 crianças estimadas a serem vacinadas, apenas 1.209 crianças (16,19%) compareceram nas unidades.

“Precisamos contar com a colaboração dos pais para que levem seus filhos e mantenham as carteirinhas atualizadas. Assim manteremos a nossa Cidade sem o sarampo”, destacou André Spadaro, Secretário Municipal de Saúde.