Unidades de Saúde estão proibidas de fechar as portas durante expediente

O Prefeito de Botucatu Mário Pardini reforçou através de um comunicado direcionado aos profissionais de saúde do município na última sexta-feira, dia 17, que todas as Unidades Básicas de Saúde estão proibidas de fechar as portas durante suas reuniões internas. O documento foi assinado também pelo Secretário Municipal de Saúde, Dr. André Spadaro.

André Spadaro: “As reuniões nesse formato vão acabar”

A determinação veio depois de várias reclamações dando conta que Unidades fechavam as portas para o atendimento quando realizavam essas reuniões. Em um dos casos, uma foto foi tirada por um munícipe, mostrando uma Unidade de Saúde com as portas fechadas.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, um novo modelo deverá ser adotado já a partir de abril. O intuito é evitar que pessoas fiquem sem atendimento nessas ocasiões.

“As reuniões nesse formato vão acabar. É necessário dizer que reuniões de equipe existem pelo menos uma vez por semana, é necessário, pois o Ministério da Saúde exige isso. O que estamos elaborando, é um plano para que esse tipo de situação não ocorra.  De repente reuniões mais rápidas, talvez no final do expediente ou mesmo quando o movimento for baixo, desde que tenha sempre uma equipe de prontidão para atender”, explicou ao Acontece Botucatu André Spadaro.

Pardini: “Não vamos fechar os Postos durante o horário de expediente”

A prática já era vedada pela Administração Municipal, uma vez que existe uma normativa determinando o não fechamento das Unidades. “Constatamos essa situação em duas unidades, recebemos reclamações e comprovamos que isso estava ocorrendo, apesar de uma determinação. Então agora o Prefeito Pardini apenas reforçou uma obrigação que já existia”, completou Spadaro.

O Prefeito Mário Pardini colocou seu descontentamento com a situação. No comunicado ele cita o termo ‘expressamente proibido’.

“Recebi algumas reclamações e procurei reforçar isso. É uma demanda antiga da população sobre fechamento dos Postos em horário de expediente e nós enfrentamos a situação. Não haverá nenhuma mudança nas equipes, apenas não vamos fechar os Postos durante o horário de expediente” disse Pardini ao Acontece Botucatu.

Atualmente Botucatu possuiu dois Centros de Saúde Escola, que são administrados pela Faculdade de Medicina, seis Unidades Básicas de Saúde e doze Unidade de Saúde da Família. O horário de funcionamento das Unidades compreende das 7h00 às 17h00.