Assista ao vídeo da TV Acontece:
O pequeno Miguel tem apenas 3 anos, mas tem se mostrado um gigante na luta contra a leucemia. Ele e a família movimentaram boa parte da cidade de Botucatu em campanhas de doação de sangue, mas a batalha ainda não terminou.
Sandro Machado, pai de Miguel, está organizando uma grande campanha de doação de sangue e plaquetas ao Hemocentro do HC. A ação será no dia 16 de julho e o objetivo é sempre manter o banco de sangue e plaquetas abastecido e não apenas com doações pontuais.
“É muito bom quando a gente pede para o Miguel, vem bastante gente doar, vem gente de fora e é muito gratificante. Mas isso não é suficiente, pois a necessidade é manter o número de doadores. Nós não sabemos em qual momento o Miguel vai precisar ou qualquer outro amiguinho do Miguel que está na oncologia vai precisar. Queremos manter uma boa média de doadores e conscientizar as pessoas a doar para quem necessita”, disse Sandro Machado.
O pai conta que no momento Miguel está bem, embora esteja fazendo quimioterapia. Ele ressalta que o filho ainda precisará de doações de sangue. “A doença é preocupante, o tratamento é longo, é pesado. A gente não fica 100%, ficamos nervosos, eu e minha esposa, mas graças a Deus o Miguel está tendo boas respostas. Ele ainda vai precisar de doações. Estamos com muita fé que tudo dará certo no final”, coloca Sandro.
O médico José Mauro Zanini, Coordenador do Hemocentro do HC, diz que campanhas pontuais são importantes, mas não são capazes de manter o estoque porque o sangue e plaquetas tem prazo de validade curto. Por isso a importância de uma doação contínua e agendada.
“Eles tem um prazo de validade curtíssimo. O concentrado de glóbulo vermelho tem validade de 35 dias, depois venceu o prazo e você tem que desprezar. A plaqueta tem apenas 5 dias, mas para liberar a sorologia de doença de chagas, sífilis, hepatite B, hepatite C, HIV, HPV, HTL, tipagem sanguínea e anticorpos, demora mais ou menos dois dias. Então o concentrado de plaquetas para suprir os pacientes com leucemia ou câncer, são apenas três dias dela liberada e isso é muito pouco. Já o concentrado de hemácias tem validade de apenas 33 dias. Por isso pedimos para que as pessoas façam contato e programem as doações”, explicou José Mauro Zanini.
Serviço:
O Hemocentro do HCFMB funciona de segunda a sexta das 8h00 às 16h30 e aos sábados das 7h00 às 12h30. Em caso de dúvida, contatar o Hemocentro do Hospital das Clínicas de Botucatu pelo número (14) 3811-6234, ramal 240.