A Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), por meio de seu Departamento de Clínica Médica, recebeu um prêmio do Ministério da Saúde pelo trabalho desenvolvido no CSE denominado “InteraSUS: Interação Universidade-Serviço-Comunidade no município de Botucatu-SP”. O projeto ficou com o segundo lugar da região sudeste no concurso INOVASUS 2015 – Gestão da Educação na Saúde, na modalidade integração ensino-serviço-comunidade.
O trabalho teve início em março de 2015 com a implementação do Ambulatório Pedagógico de Matriciamento (APM), idealizado pelos professores Newton Hokama e Paula de Oliveira M. Hokama, do Departamento de Clínica Médica da FMB. “O APM consiste no atendimento, discussão e mediação de problemas complexos de pacientes encaminhados pela equipe de saúde da atenção básica de saúde (ABS) de Botucatu”, explica professora Paula.
A equipe de apoio matricial é multiprofissional, composta por alunos do sexto ano de medicina, médicos, professores, residentes da residência multiprofissional da FMB e profissionais da área da saúde do adulto do CSE – enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas e farmacêuticos.
“Esta premiação veio reconhecer o trabalho que a FMB vem desenvolvendo nas áreas de inovação curricular e assistência, em parceria com a gestão municipal, regional e com a representação do controle social, articulada ao movimento de reforma do ensino na construção e desenvolvimento do SUS, para atender as demandas da comunidade e da sociedade”, disse professora Paula.
Origem
A ideia de se criar o APM, que culminou com o projeto InteraSUS, nasceu a partir da necessidade de avançar nas diretrizes curriculares nacionais (DCN 2014) para o curso de graduação em Medicina, ampliando o espectro de ações inovadoras na Atenção Básica à Saúde.
“Este desenho de matriciamento, único, criado e executado por este coletivo, representa uma inovação no sentido de ampliar e garantir às equipes da ABS maior apoio quanto à responsabilização do processo de assistência, garantindo a integralidade da atenção em todo sistema de saúde, procurando implementar mudanças de modelos de atenção, articulando a formação de estudantes no internato, residentes de diferentes formações da saúde, trabalhadores da ABS, docentes da FMB, com ações que descentralizassem o acesso à especialidade, bem como rever processos e potencializar o trabalho na ABS com ampliação da resolubilidade das equipes”, finaliza professora Paula.
Participantes do trabalho:
Coordenadora: Professora Paula de Oliveira Montandon Hokama
Professores Âncoras: Alessandro Ferrari Jacinto, Adriana Lúcia Mendes, Adriana Polachini do Valle e Thaís Queluz
Professores Satélites: Alessandro Jacinto, Adriana Mendes, Doralina G Brum de Souza, Hamilto Yamamoto, Lígia Sassaki, Luciana Abbade, Newton Key Hokama, Paula Schmidt A Gaiolla, Paulo Fortes Villas Boas, Silke Weber, Sula Drumond, Thais Queluz, Vanessa Silva e Walter Vitti Junior.
Equipe da Saúde do Adulto do CSE – VL: Constituída por 18 profissionais da saúde, coordenados pela enfermeira Rozeni B. Luciano.
Coordenadora do Internato em Saúde Coletiva: Professora Cristiane Murta
Diretoras do CSE:
09/2014 – 07/2015 – Professora Maria Dionísia do Amaral Dias e Professora Elen Rose Lodeiro Castanheira
08/2015 – atual – Professora Eliana Goldfarb Cyrino e Professora Elen Rose Lodeiro Castanheira
NEAD-TIS: Professora Denise de Cássia Moreira Zornoff, Ana Silvia Sartori Barraviera Seabra Ferreira.
Compartilhe esta notícia