Taxa de ocupação em leitos UTI/Covid-19 em Botucatu continua baixa

Contagem da Prefeitura de Botucatu leva em conta os 30 leitos habilitados para covid-19 no HC (Foto HCFMB)

A situação continua tranquila quando o assunto é ocupação de leitos UTI para Covid-19 em Botucatu. Esse item é era uma das exigências do Governo do Estado aos municípios para continuar com suas atividades econômicas durante a pandemia do novo coronavírus.

A Prefeitura divulgou na noite deste sábado, dia 13, que a taxa de ocupação de leitos UTI exclusivos para Covid-19 no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu é de apenas 16%. Essa porcentagem leva em conta as 30 unidades de UTI que estão habilitadas para tal.

Mais cedo o HCFMB divulgou que sua taxa é de 37% da ocupação, contando os atuais 16 leitos. O Hospital Unimed também tem uma situação perfeitamente estável. Dos 10 leitos UTI para Covid-19, nenhum está ocupado neste momento.

Não bastasse isso, a Prefeitura firmou no início deste mês de maio um acordo com a Unimed Botucatu para a contratação de 150 diárias de UTI e 150 diárias em enfermaria para pacientes que não possuem convênio. Mas isso só irá ocorrer, caso o HCFMB apresente lotação em seus leitos para Covid-19, o que hoje está longe acontecer.

Atualmente 15 botucatuenses estão internados com confirmação ou suspeita de Covid-19. São 13 pessoas no HCFMB e apenas 2 na Unimed. Desses, 2 estão em UTI no Hospital das Clínicas.

Lembrando que Botucatu possui 417 casos confirmados de coronavírus. Muitos desses casos que testaram positivo estão em isolamento domiciliar e não precisaram ser internados. Os números desde o início da pandemia são os seguintes:

-10 óbitos

-274 recuperados

-130 em quarentena

-3 internados

-10 óbitos

Nenhum caso registrado hoje

A Prefeitura recebeu neste sábado mais 100 testes na população, sendo que todos foram negativos. Isso se repete pela segunda vez, segundo o Secretário de Saúde, André Spadaro, em boletim oficial com a atualização dos dados no município.

Botucatu está testando em massa a população. Pessoas com síndromes gripais e familiares assintomáticos passam pelos testes RT-PCR diariamente.

A cidade conseguiu ainda no mês de março um total de 25 mil testes. A iniciativa foi possível graças a um convênio entre Prefeitura, Famesp, HCFMB e empresas de Botucatu.

Veja o vídeo do boletim coronavírus neste sábado

⚠ INFORMAÇÕES SOBRE O CORONAVÍRUS⚠Confira a edição de hoje do boletim diário de informações sobre a situação do Coronavírus em Botucatu, além de orientações à população.#Coronavírus #Saúde #Botucatu

Posted by Jornal Acontece Botucatu on Friday, June 12, 2020