O professor emérito da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), Álvaro Oscar Campana, lançou oficialmente, na tarde de 28 de outubro, o livro Exame Clínico- Sintomas e Sinais em Clínica Médica (306 páginas, R$ 116). A publicação tem, em sua proposta, se tornar um guia para o relacionamento médico/paciente e procedimentos atuais na formulação de hipóteses de diagnósticos.
Com a colaboração de 33 colegas dos departamentos de Clínica Médica, Cirurgia e Ortopedia e também Neurologia, Psicologia e Psiquiatria da própria FMB, a obra apresenta técnicas de anamnese (entrevista realizada pelo profissional de saúde ao seu paciente, que tem a intenção de ser um ponto inicial no diagnóstico de uma doença) e exame físico.
Ao todo são onze capítulos relacionados com esse tipo de entrevista e o exame físico sistematizado de aparelhos e sistemas. Contando com desenhos e fotografias coloridas, listas de perguntas relacionadas aos temas abordados. Ao final de cada capítulo, possibilitam que o leitor tenha um entendimento mais amplo do conteúdo apresentado.
Para o autor, o livro pretende ser um auxílio a estudantes de Medicina e demais profissionais da saúde para a atualização da forma como se relacionar com o paciente e também avanços nos conceitos de saúde, bem-estar e terapêutica. Na Medicina atual, a parte de diagnóstico envolve uma série de exames e que contribui para que o profissional tenha um caminho a seguir no cuidado do enfermo, ressaltou prof. Campana, que também é presidente do Conselho Editorial da FMB.
Já o diretor da FMB, prof. Sérgio Müller, frisou o compromisso da instituição em apoiar publicações de cunho científico voltadas ao aprimoramento do ensino médico e de enfermagem. A universidade tem o compromisso de produzir e transmitir o conhecimento. Livros como esse passam a servir como ferramentas importantes para a formação médica e científica, concluiu.
Fonte e foto: Flávio Fogueral/ Jornal da FMB
Compartilhe esta notícia