Shopping Botucatu será posto de vacinação contra a pólio e sarampo, neste sábado (18)

O Shopping Botucatu fará parte do “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo, que ocorre neste sábado (18). Um espaço estará reservado na Portaria Principal, das 10 às 16 horas, para que a equipe da Secretaria Municipal de Saúde possa atender a população. Em especial as crianças, de 1 a menores de 5 anos, público alvo da ação. Para ser imunizada, basta que a pessoa apresente a carteira de vacinação ou um documento com foto.

A mobilização se faz necessária visto o crescente número de casos de sarampo. De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 900 casos da doença já foram confirmados somente no Estado do Amazonas. No entanto já há casos isolados também notificados em outros estados como Pará, Rondônia, Rio Grande do Sul e São Paulo. A meta da campanha é atingir 95% de cobertura. Porém, até o momento, menos de 30% das crianças botucatuenses foram imunizadas na primeira semana.

“O Shopping busca sempre estar inserido em grandes ações sociais da Cidade e a campanha de vacinação é uma delas. Por ser um grande espaço de circulação de pessoas, esperamos chamar a atenção para esta questão de saúde pública. Não podemos deixar que doenças como a pólio e o sarampo voltem a nos assombrar”, afirma o superintende do Shopping Botucatu, Reginaldo Lara.

Tanto a poliomielite como o sarampo são doenças contagiosas graves, que podem trazer sérias consequências ao ser humano, inclusive à morte. Neste sentido, a única forma de prevenção de ambas é a vacinação.

Sobre a polio e o sarampo

A poliomielite pode causar paralisia e até mesmo a morte. A maior parte dos casos apresenta o tipo não-paralítico da doença, em que a pessoa não manifesta nenhum sintoma. Quando os sintomas surgem são brandos, e podem ser facilmente confundidos com uma gripe. Os sinais e sintomas, que costumam durar de um a dez dias, são: febre, dor na garganta e na cabeça, vômitos, mal-estar, dor nas costas ou rigidez muscular (principalmente nos membros inferiores), meningite.

Já o sarampo se caracteriza por surgimento de: febre alta (acima de 38,5°C); dor de cabeça; manchas vermelhas (primeiro no rosto e atrás das orelhas, e, em seguida, se espalham pelo corpo); tosse; coriza; conjuntivite; manchas brancas que aparecem na mucosa bucal (antecede de 1 a 2 dias antes do aparecimento das manchas vermelhas).