Saúde fará atividades para celebrar Dia do Caminhoneiro

Na próxima quinta-feira, 25, é comemorado o Dia do Caminhoneiro e para celebrar a data a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com empresas transportadoras de Botucatu, realizará diversas atividades visando à prevenção e assistência à saúde dos caminhoneiros e outros profissionais da área.

De acordo com pesquisas realizadas com concessionárias que administram rodovias nacionais, quase 80% dos caminhoneiros estão com excesso de peso ou obesos (na população em geral, esse índice é de 72%), 35% têm colesterol e/ou glicemia em níveis elevados e um terço dorme seis horas ou menos por noite.

Quase 80% dos motoristas admitiram dormir no próprio caminhão e metade tem problemas visuais. Uma informação preocupante é que um em cada cinco caminhoneiro disse que usa o estimulante anfetamina, em geral, para se manter acordados.

Levando em consideração esses dados, a Secretaria Municipal de Saúde pretende orientar os caminhoneiros sobre a importância de manter hábitos de vida saudáveis. Das 9 às 15 horas, os profissionais da Saúde farão exames de aferição da pressão arterial; verificação de Teste de Glicemia (detecção do Diabetes); e testes rápidos de Hepatite C (fazendo parte da Campanha Julho Amarelo – Programa DST/AIDS).

Também haverá orientações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs); ergonomia; saúde bucal; prevenção e tratamento ao uso de drogas; alimentação saudável; atividades físicas; além de outros temas relacionadas à rotina dos caminhoneiros.

As atividades ocorrerão das 9 às 15 horas em estandes montados em área gramada próxima à rodovia Castelinho, na Avenida Marginal 200, na região dos Bairros Vila Real e Parque Marajoara.