17 novembro 2025
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é reconhecido com o selo Diamante do Prêmio EMS Angels

A cada 30 minutos, uma pessoa sofre um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Uma condição na qual o fluxo sanguíneo para o cérebro é interrompido. Seja por bloqueio (isquêmico) ou rompimento de um vaso (hemorrágico). Assim, é uma das principais causas de morte e sequelas no Brasil e no mundo. Neste contexto, o tempo e a padronização do atendimento a casos de AVC são fundamentais para salvar uma vida.
Em Botucatu, a regional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), sob gestão da OSS Pirangi em parceria com o Poder Público Municipal, tem ano a ano trabalhado para atingir um status de excelência neste tipo de atendimento. E, agora, acaba de conquistar a avaliação máxima (selo Diamante) do Prêmio EMS Angels, uma iniciativa internacional que busca reconhecer os serviços de cuidado pré-hospitalar a vítimas de AVC.
Para obter a certificação Diamante da EMS Angels o serviço precisa apresentar uma série de requisitos rigorosos como, por exemplo, atender o paciente em um tempo médio menor que 25 minutos. Além de atingir 95% em todos os demais critérios de salvamento como pré-notificação e entrega do paciente ao hospital especializado e detalhes de tempo e medicação. Em 2024 o SAMU regional Botucatu atendeu 113 casos de suspeita de AVC. E, até agosto deste ano, 84.
“Casos de AVC são prioridade sempre porque é um tipo de doença que cada minuto conta para garantir a vida e reduzir os riscos de sequelas. Então sermos reconhecidos pelo nosso atendimento é algo que nos orgulha e desafia a manter o padrão de qualidade no nível mais alto possível. Uma conquista que é consequência de um esforço coletivo de nossos profissionais ”, destaca a Enfª Priscila Masquetto Vieira de Almeida, coordenadora do SAMU Botucatu.
Desde o início do ano, 36 SAMUs de todo Brasil já foram premiados pela EMS Angels. O SAMU de Botucatu está entre os nove premiados no Estado de São Paulo. O Programa Angels é uma iniciativa internacional da Boehringer Ingelheim que busca qualificar os centros de AVC já existentes e auxiliar na implementação de novos centros. Participam mais de 150 hospitais e serviços de saúde no Brasil e 11 mil no mundo. Mais informações em: www.angels-initiative.com.
Sobre o AVC
É uma doença cardiovascular súbita que, ao lado do infarto, corresponde por cerca de 30% dos óbitos no mundo.Apenas no Brasil, em 2024, foram mais de 85,4 mil mortes. Segundo especialistas, oito em cada dez casos (80%) poderiam ser evitados se as pessoas controlassem os principais fatores de risco como: hipertensão, tabagismo, obesidade, sedentarismo, diabetes, estresse e colesterol alto.
Reconhecer rapidamente os sinais de AVC pode salvar vidas:
Boca torta
Alteração na fala e equilíbrio
Dormência ou perda de força nos braços e pernas
Perda súbita de visão
Dor de cabeça súbita e intensa
Assessoria
Compartilhe esta notícia










