O Serviço de Ambulatórios Especializados em Infectologia “Domingos Alves Meira”, administrado pela Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp), realizou no dia 19 de junho, uma nova rodada de avaliação de fibrose hepática, a Elastografia Hepática utilizando equipamento não invasivo (Fibroscan).
No total, 54 exames foram realizados em pacientes com Hepatite C e Hepatite B. Os procedimentos foram feitos no SAEI de Infectologia e acompanhados pelos médicos Dr. Alexandre Naime Barbosa, infectologista, responsável pelo Ambulatório de Hepatites e diretor clínico do serviço, e Dr. Paulo Abrão, infectologista que atua na capital e que trouxe o aparelho para a Unesp.
A cada três meses, segundo Naime acontece uma rodada de exames gratuitos para pacientes de Hepatites Virais, acompanhados pela Infectologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB),e para pacientes que têm dificuldade para pagar o exame em clínicas particulares. “Esse exame é essencial na avaliação da fibrose nas Hepatites B e C e pode custar até R$ 1.000 em serviços privados e não é disponibilizado pelo SUS. A fila de espera para a realização do exame esta zerada”, afirma Naime.
Nos próximos meses haverá novas baterias de exames de Elastografia Hepática e, para sua realização, o portador do vírus das Hepatites deverá estar em tratamento na Infectologia do HCFMB.
De acordo com Naime, as pessoas devem comparecer no SAEI para agendar o exame. “Os interessados em fazer esse exame devem comparecer no SAEI qualquer dia da semana, pela manhã, para ser avaliado, em triagem, e encaminhado ao nosso ambulatório”, conclui.
Serviço:
Serviço de Ambulatórios Especializados de Infectologia “Domingos Alves Meira”
Local: Alameda dos Cedrinhos
Compartilhe esta notícia