Realizado mutirão de combate ao câncer de pele

Saúde
Realizado mutirão de combate ao câncer de pele 01 dezembro 2013

Neste final de semana foi realizada, no Centro de Saúde Escola, na Vila dos Lavradores, no período compreendido entre 9 ? s 15 horas, a Campanha de Combate ao Câncer de Pele. Promovida pelo Departamento de Dermatologia e Radioterapia da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), o objetivo foi conscientizar a população sobre os meios capazes de impedir o surgimento da doença.

Durante o mutirão que contou com a presença de, aproximadamente, 700 pessoas foram promovidas palestras e exames de pele gratuitos para diagnosticar e tratar da doença, já que os casos positivos foram encaminhados para tratamento no Hospital das Clínicas (HC) da FMB.

As pessoas diagnosticadas com câncer de pele na campanha serão submetidas a procedimentos cirúrgicos, que deverão ser agendados no mês de dezembro e no mês de fevereiro, de acordo com a urgência do caso. No ano passado, a mesma campanha atendeu 764 pessoas e o diagnóstico da doença ocorreu em 74 pacientes, o equivalente a 9,69% das pessoas examinadas.

{n}Sobre a Campanha{/n}

A Sociedade Brasileira de Dermatologia criou, em 1999, o Programa Nacional de Controle do Câncer da Pele (PNCCP). Há 14 anos a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele leva aos brasileiros informação, diagnóstico e tratamento, tudo gratuitamente.

Câncer da pele é o crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Estas células se dispõem formando camadas e, de acordo com a camada afetada, são definidos os diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares; o mais perigoso é o melanoma.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
ABC mobile
Oferecimento