Atendimento será realizado neste sábado, das 14 às 17 horas
Para reforçar as ações de conscientização sobre o câncer de mama, dentro do Outubro Rosa, o projeto de extensão da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/UNESP) “Ações socioeducativas no combate ao câncer de mama na cidade de Botucatu”, em parceria com a clínica Cuesta Saúde, realizará no próximo sábado, 19 de outubro, das 14 às 17 horas, atendimento à população no Shopping Park Botucatu.
O câncer de mama é um tumor maligno causado pelo crescimento desordenado e irregular das células da mama. Conforme esse crescimento vai acontecendo, o tumor aumenta, podendo se tornar palpável e adquirir grandes dimensões. No Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres (30% entre todas as neoplasias femininas) e o que mais mata. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) é de 73.610 novos casos no triênio 2023 a 2025.
A grande maioria das mulheres com câncer de mama, se diagnosticadas e tratadas precocemente, ficam curadas. Buscando contribuir para que essa informação alcance o maior número de pessoas possível é que o projeto decidiu promover essa ação no próximo final de semana. Haverá entrega de panfletos com informações sobre o câncer de mama, além de conversas individuais e em grupos sobre o tema, esclarecimento de dúvidas e demonstração de autoexame das mamas.
A maioria dos casos de câncer de mama ocorre em mulheres sem história familiar. Por isso, é preciso ter atenção aos principais sintomas: nódulo (“caroço”) endurecido na mama; inchaço e vermelhidão; mudança na textura da pele; inversão do mamilo; nódulo nas axilas; saída de secreção pelo mamilo, principalmente secreção sanguinolenta e espontânea (sem apertar).
Porém, esses sintomas também podem estar relacionados a doenças benignas da mama. Portanto, se a mulher apresentar alguma dessas alterações, o recomendável é que procure o profissional médico. Ao completar 40 anos, a mamografia passa a ser indicada, já que no Brasil grande parte dos casos de câncer de mama ocorre a partir dessa faixa etária. Mas o exame também é recomendado para o público abaixo dos 40 anos.
Entre os principais fatores de risco que podem levar ao desenvolvimento da doença estão: histórico familiar (principalmente irmã ou mãe); mulheres acima de 50 anos; obesidade ou ganho de peso ao longo da vida; má alimentação e ou dieta gordurosa; sedentarismo e consumo frequente de bebida alcoólica.
O atendimento deste sábado acontecerá nas dependências da clínica Cuesta Saúde, no Shopping Park Botucatu. A ação conta com apoio do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), da Pró-reitoria de Extensão Universitária e Cultura (PROEC) da Unesp e Centro de Avaliação em Mastologia (CAM).
Compartilhe esta notícia