Projeto de extensão leva informações sobre câncer de mama ao Shopping Park Botucatu

Saúde
Projeto de extensão leva informações sobre câncer de mama ao Shopping Park Botucatu 18 outubro 2024

Atendimento será realizado neste sábado, das 14 às 17 horas

Para reforçar as ações de conscientização sobre o câncer de mama, dentro do Outubro Rosa, o projeto de extensão da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/UNESP) “Ações socioeducativas no combate ao câncer de mama na cidade de Botucatu”, em parceria com a clínica Cuesta Saúde, realizará no próximo sábado, 19 de outubro, das 14 às 17 horas, atendimento à população no Shopping Park Botucatu.

O câncer de mama é um tumor maligno causado pelo crescimento desordenado e irregular das células da mama. Conforme esse crescimento vai acontecendo, o tumor aumenta, podendo se tornar palpável e adquirir grandes dimensões. No Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres (30% entre todas as neoplasias femininas) e o que mais mata. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) é de 73.610 novos casos no triênio 2023 a 2025.

A grande maioria das mulheres com câncer de mama, se diagnosticadas e tratadas precocemente, ficam curadas. Buscando contribuir para que essa informação alcance o maior número de pessoas possível é que o projeto decidiu promover essa ação no próximo final de semana. Haverá entrega de panfletos com informações sobre o câncer de mama, além de conversas individuais e em grupos sobre o tema, esclarecimento de dúvidas e demonstração de autoexame das mamas.

A maioria dos casos de câncer de mama ocorre em mulheres sem história familiar. Por isso, é preciso ter atenção aos principais sintomas: nódulo (“caroço”) endurecido na mama; inchaço e vermelhidão; mudança na textura da pele; inversão do mamilo; nódulo nas axilas; saída de secreção pelo mamilo, principalmente secreção sanguinolenta e espontânea (sem apertar).

Porém, esses sintomas também podem estar relacionados a doenças benignas da mama. Portanto, se a mulher apresentar alguma dessas alterações, o recomendável é que procure o profissional médico. Ao completar 40 anos, a mamografia passa a ser indicada, já que no Brasil grande parte dos casos de câncer de mama ocorre a partir dessa faixa etária. Mas o exame também é recomendado para o público abaixo dos 40 anos.

Entre os principais fatores de risco que podem levar ao desenvolvimento da doença estão: histórico familiar (principalmente irmã ou mãe); mulheres acima de 50 anos; obesidade ou ganho de peso ao longo da vida; má alimentação e ou dieta gordurosa; sedentarismo e consumo frequente de bebida alcoólica.

O atendimento deste sábado acontecerá nas dependências da clínica Cuesta Saúde, no Shopping Park Botucatu. A ação conta com apoio do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), da Pró-reitoria de Extensão Universitária e Cultura (PROEC) da Unesp e Centro de Avaliação em Mastologia (CAM).

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST MOBILE
Oferecimento