Durante seu período de férias, o professor Alexandre Naime Barbosa, do Departamento de Doenças Tropicais e Diagnóstico por Imagem da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), participou de uma ação humanitária que teve a finalidade de levar serviços de saúde para moradores do sertão brasileiro. A iniciativa foi desenvolvida entre os dias 1º e 9 de novembro.
A Semana Médica VV ao sertão do Piauí, foi organizada pela Dharma Project, da apresentadora Karina Oliani, e Volunteer Vacations, e reuniu 48 voluntários, sendo mais de dez especialistas da área da saúde, que prestam atendimentos de odontologia, psicologia, fisioterapia, clínica médica, cirurgia, pediatria, oftalmologia, ginecologia, infectologia, entre outros.
“Realizamos quase 2.000 atendimentos voluntários e gratuitos para mais de 1.500 pessoas carentes em sete dias de missão em quatro localidades de três municípios do Piauí. O atendimento multiprofissional e humanizado mostrou o valor do pequeno gesto de acolhimento para uma população tão carente”, explica professor Alexandre.
Para viabilizar os atendimentos, os voluntários se encarregavam de cumprir as tarefas mais urgentes, tais como descarga do material, identificação e organização dos consultórios e farmácias, estabelecimento do ponto de acolhimento e triagem dos pacientes.
Além das consultas, os voluntários realizaram exames e cirurgias de baixa complexidade. Após o diagnóstico, os remédios foram entregues pela equipe da farmácia. As atividades se concentraram em espaços públicos nas próprias comunidades.
O professor da FMB realizou consultas em sua especialidade (infectologia) e na área de clínica médica. Participaram da ação humanitária, profissionais brasileiros, bolivianos, paraguaios, argentinos e tailandeses.
Assessoria FMB
Compartilhe esta notícia