Prefeitura anuncia que Postos de Saúde funcionarão à noite como suporte ao Pronto Socorro Adulto

A Prefeitura de Botucatu anunciou na manhã desta quarta-feira, dia 07, uma importante mudança no funcionamento da saúde em Botucatu. Desde segunda-feira, 05, o Posto de Saúde da Cecap e o Centro de Saúde Escolas estão funcionando à noite, das 18h00 às 22h00, dando suporte para pacientes que não foram classificados como atendimento emergencial no Pronto Socorro Adulto da Vila Assumpção e Pronto Socorro Infantil da Vila dos Lavradores.

Na prática funciona da seguinte maneira: Um paciente se desloca até o PS Adulto com uma dor de cabeça, é diagnosticado por uma equipe e classificado quanto a emergência através de pulseiras. Se a pulseira for verde, ou seja, não é um caso emergencial, ele será encaminhado para umas dessas unidades, evitando desta maneira a espera de horas pelo atendimento.

“Acreditamos que em dias normais e com divulgação, vamos tirar aproximadamente 50 pessoas em cada Pronto Socorro no horário de pico. Na terça-feira, por exemplo, 23 pacientes foram transferidos, com casos simples, mas não passaram horas na espera por atendimento”, relatou André Spadaro, Secretário Municipal de Saúde.

O deslocamento será por conta do paciente, por isso a escolha de unidades próximas. É importante salientar que esses unidades não estarão com suas portas abertas no período noturno, apenas estarão na retaguarda para dar suporte no atendimento inicial feito por uma equipe do PSA.

A medida já estava valendo há alguns meses para o Posto de Saúde da Cohab I. A Secretaria de Saúde espera desta forma desafogar o Pronto Socorro Adulto. A mudança também visa mais agilidade no fornecimento de medicação, pois um funcionário estará percorrendo as farmácias diariamente.

Outras mudanças apresentadas

– Agente de medicamentos: Um funcionário será responsável pela conferência diária dos estoques de remédios nas unidades de saúde do município, de forma a evitar a falta de medicamentos nas farmácias dos postos.

– PS Odontológico na Cohab I: Mudança do Pronto Socorro Odontológico de Rubião Júnior para a Cohab I. O remanejamento será realizado devido à baixa demanda e dificuldades logísticas. O objetivo principal do PS Odontológico é atender os casos de urgências e emergências odontológicas das 18 às 21 horas.

– Mais médicos nos PS: O Pronto Socorro Pediátrico passa a contar com mais um médico Pediatra no horário de pico, através de remanejamento nas escalas.

– Agentes de Humanização: De forma a tornar o atendimento e os trâmites dentro dos Prontos-Socorros mais transparentes, a Secretaria de Saúde implantou um Agente de Humanização em cada Pronto Socorro, no período das 15 às 23 horas.

– Monitoramento do fluxo de pacientes via celular: Para o monitoramento mais ágil do atendimento nos Prontos-Socorros, o HC criou um aplicativo interno que transmite em tempo real o número de pacientes a serem atendidos nos locais, inclusive com acompanhamento pessoal de cada paciente, registrando o tempo de espera, acessível aos gestores.

 -Transporte de exames mais rápido entre PSP e HC: Um veículo, transferido do gabinete para a secretaria de saúde, cuidará exclusivamente do transporte de exames entre o Pronto Socorro Pediátrico e o Hospital das Clínicas (responsável por realizar os exames). Essa medida tem o objetivo de agilizar o tempo entre coleta do exame e resultado. O veículo ficará disponível 24 horas por dia. Entre 7 e 0 hora, a cada 30 minutos, e entre 0 e 7, a cada uma hora.

– Reforma Pronto Socorro Pediátrico: Viabilizado por uma emenda parlamentar no valor de R$ 700 mil, o Pronto Socorro Pediátrico receberá novos consultórios, farmácia, vestiários para funcionários, infraestrutura elétrica e hidráulica. Além disso, será viabilizada a inauguração de uma enfermaria de pediatria, com 16 leitos, e que ampliará o trabalho de atenção secundária.

– Nova unidade do SAMU: A cidade receberá, através de mais uma emenda parlamentar no valor de R$ 180 mil, uma nova unidade para renovação da frota do SAMU.

– Sala de Monitoramento: A secretaria de Saúde contará agora com uma Sala de Monitoramento, para acompanhar alarmes e câmeras de segurança presentes em toda a rede da saúde, de forma a acompanhar fluxo e dinâmica de atendimentos.

– Acréscimo no quadro de funcionários: Contratação de 5 auxiliares de enfermagem, 13 agentes comunitários de saúde para cobertura de micro áreas e qualificação de equipes e 3 médicos do programa Mais Médicos.

– Implantação de Ponto Eletrônico: Todas as unidades de saúde do município contarão com o sistema de Ponto Eletrônico, a fim de assegurar o cumprimento da carga horária dos funcionários.