Pesquisa aponta que índice de infestação do mosquito Aedes aegypti em Botucatu é satisfatório

Saúde
Pesquisa aponta que índice de infestação do mosquito Aedes aegypti em Botucatu é satisfatório 21 julho 2025

Pesquisa entomológica apontou que em 2400 imóveis analisados, penas 0,2% deles estavam com larvas do mosquito

No mês de julho, a Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) realizou o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), que é uma ferramenta utilizada para monitorar a infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses como a dengue, Zika vírus e Chikungunya.

O LIRAa consiste em um método rápido de amostragem que fornece dados sobre a densidade do mosquito e os tipos de recipientes que podem servir como criadouros. Foram trabalhados 2400 imóveis, sendo que apenas 0,2% deles estavam com larvas do mosquito Aedes aegypti.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) considera um índice de infestação predial (IIP) de até 1% como aceitável para o Aedes aegypti. Índices acima desse valor indicam risco de transmissão intensa das arboviroses.

De acordo com o Ministério da Saúde, o IIP é classificado da seguinte forma:

-Satisfatório: Até 1%.

-Alerta: Entre 1% e 3,9%.

-Risco: 4% ou mais.

No mês de julho o IIP de Botucatu foi de 0,2% (satisfatório). É importante ressaltar que mesmo um índice considerado baixo, inferior a 1%, ainda requer atenção e medidas de controle para evitar a proliferação do mosquito, pois a transmissão da dengue pode ser sustentada com um IIP classificado como satisfatório.

O LIRAa apontou que 85% dos criadouros de mosquitos consistem em recipientes existentes nos domicílios, por isso a população é a grande aliada para tornar o ambiente impróprio à proliferação do Aedes aegypti através da manutenção adequada de todo e qualquer recipiente que possa acumular água parada.

Em 2025 foram confirmados 1419 casos de dengue.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Refis 2025
Oferecimento