Pacientes do PSA de Botucatu passam a ser regulados pelo sistema estadual para vagas no HCFMB

Saúde
Pacientes do PSA de Botucatu passam a ser regulados pelo sistema estadual para vagas no HCFMB 06 maio 2025

Hospital das Clínicas, que gerencia o Pronto Socorro, agora recebe internações apenas via CROSS; mudança busca organizar o fluxo de atendimentos

Desde o dia 17 de abril, todos os pedidos de internação do Pronto Socorro Adulto (PSA) de Botucatu para o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) passaram a ser realizados exclusivamente por meio do sistema estadual CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde). A ferramenta informatizada é utilizada em todo o Estado de São Paulo e prioriza critérios como gravidade do quadro clínico, disponibilidade de leitos e proximidade entre unidades.

A mudança representa uma reorganização do fluxo de atendimentos na cidade. Durante a pandemia da Covid-19, o PSA recebeu uma estrutura emergencial de leitos e acabou funcionando de forma paralela ao sistema estadual de regulação. Com a inclusão no CROSS, os pacientes agora terão seus casos avaliados com base em protocolos unificados com o restante do estado.

Segundo apurado pela reportagem, o objetivo da medida é garantir que apenas os casos mais graves ou com necessidade real de cuidados hospitalares sejam encaminhados ao HCFMB. Casos de menor complexidade devem ser tratados na própria estrutura do Pronto Socorro ou em unidades municipais, como Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e o Hospital do Bairro (Sorocabana).

A gestão do PSA é feita em parceria entre a Prefeitura de Botucatu e o próprio HCFMB, que recebe repasses mensais do município para a operação do serviço. Atualmente o valor do convênio é de R$ 22 milhões anuais para o PSA e PSI (Adulto e Infantil). O Pronto Socorro é a única porta de urgência e emergência da cidade e recebe também pacientes de municípios vizinhos.

Por meio de sua assessoria de imprensa, o HCFMB disse que Pronto Socorro Adulto (PSA) de Botucatu passou a inserir suas solicitações de vaga no sistema CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) em abril de 2025. A unidade era a única da DRS VI que ainda não fazia parte do serviço.

“A CROSS é uma plataforma estadual oficial que centraliza pedidos de vaga, organiza a fila conforme critérios clínicos e garante que cada paciente seja direcionado para a unidade ou instituição adequada ao seu caso. Isso evita que decisões sejam tomadas apenas localmente ou por ordem de chegada, focando na prioridade para os casos mais graves, otimizando o fluxo hospitalar e reduzindo tempo de espera. A CROSS fortalece a integração do PSA Botucatu com a rede regional e estadual de saúde, melhorando a comunicação entre os níveis de atenção, reduzindo transferências desnecessárias e aumentando a segurança assistencial”, diz nota do hospital.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
SEVEN MOBILE
Oferecimento