Hospital é a única instituição pública do interior paulista a participar do evento
Na próxima quinta-feira, 30, o Núcleo de Hospitais Sustentáveis (NHS) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) participará de um workshop internacional online sobre iniciativas de aprendizagem para ação climática em Saúde, realizado pela Organização Internacional Saúde Sem Dano e pelo Projeto Hospitais Saudáveis (PHS) para membros da campanha Race to Zero.
O HCFMB está entre os 8 hospitais do Brasil que participarão deste evento, sendo a única instituição pública do interior paulista, juntamente com instituições de saúde de Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica e México.
A Coordenadora do NHS do HCFMB, Prof.ª Dr.ª Karina Pavão, explica os objetivos do evento. “Neste workshop, será possível apresentar nossas conquistas, como a diminuição de 33% das emissões de gases de efeito estufa em 2020, além de conhecer e trocar aprendizados e desafios que os representantes do setor de saúde na América Latina e no Caribe tiveram no desenvolvimento das diferentes etapas da campanha Race to Zero. O Hospital aderiu a este importante desafio, com o objetivo de reduzir mais ainda nossas emissões: nossa meta é diminuir 50% ate 2030 e, até 2050, zerar as emissões liquidas”.
Dentre os tópicos que serão apresentados pelo Hospital, Dr.ª Karina destaca o lançamento do projeto internacional Iluminação Livre de Mercúrio na Saúde, realizado em 2022, que está modernizando parte do sistema de iluminação do HCFMB com a substituição de lâmpadas fluorescentes com mercúrio por lâmpadas de LED. “Somos o único hospital do Brasil escolhido para fazer parte deste projeto internacional”, reitera.
Em 2023, além da participação no workshop, o Núcleo de Hospitais Sustentáveis do HCFMB conseguiu um grande financiamento através de um edital da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) sobre eficiência energética, no valor aproximado de R$ 10 milhões. “Já iniciamos o projeto que prevê, dentre outras ações, a troca de equipamentos por outros mais eficientes do ponto de vista energético, como chillers, ar condicionado e refrigeradores além da consolidação de uma usina fotovoltaica, que irá gerar energia para o HCFMB de forma limpa”, finaliza a coordenadora.
Sobre a Campanha Race to Zero
Coordenada pelos líderes da ação climática global, Nigel Topping e Gonzalo Muñoz, e apoiada pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), a campanha Race to Zero (RtZ) é a maior aliança multissetorial comprometida em alcançar emissões líquidas zero de carbono até 2050.
Esta campanha reúne mais de 2.500 atores – incluindo empresas, cidades, instituições financeiras e educacionais – em todo o mundo, representando mais de 12% da economia global.
A organização global Saúde Sem Dano é o primeiro parceiro de saúde da campanha RtZ. Mais de 60 instituições de saúde, que representam os interesses de aproximadamente 14 mil hospitais e unidades de saúde em 22 países, aderiram à Race to Zero na parceria com a Saúde sem Dano, lançada em maio de 2021.
Compartilhe esta notícia