Núcleo de Hospitais Sustentáveis do HC realiza parceria com Projeto Naninhas do Amor Botucatu

Saúde
Núcleo de Hospitais Sustentáveis do HC realiza parceria com Projeto Naninhas do Amor Botucatu 15 janeiro 2022

No último dia 4, o Núcleo de Hospitais Sustentáveis (NHS) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) realizou a doação de mais de 23 Kg de tecido inservível para o Projeto Naninhas do Amor Botucatu, sendo 19,1kg de algodão (resto de costura) e 4kg de SMS (material estéril utilizado em embalagens do Centro Cirúrgico).

O projeto social Naninhas do Amor Botucatu é formado por voluntários que confeccionam travesseiros em formato de pequenos bonecos, para doá-los a hospitais infantis (inclusive ao próprio HCFMB), creches e comunidades vulneráveis da cidade. Todo o trabalho é voluntário e depende de doações para a compra de materiais.

Eleonora Hoshino / Arquivo pessoal

A empresária e artista plástica Eleonora Hoshino, voluntária do Projeto, recebeu os tecidos doados pelo HC e relata a importância do gesto para a manutenção dos trabalhos voluntários. “Ao longo dos anos, recebemos pequenas doações de tecidos e dinheiro, mas nunca em uma quantidade tão generosa como esta feita pelo Hospital. A partir desta doação de tecido somada à campanha de arrecadação de dinheiro feita em 2021, temos material garantido para o ano inteiro e, inclusive, pretendemos aumentar a produção para alcançar um maior número de crianças. Em nome do projeto, agradeço imensamente a contribuição de todos”.

Renata Camargo, assessora técnica do NHS do HCFMB, lembra a vocação e a história do Hospital na execução de projetos ambientais, reconhecidas com o Prêmio Amigo do Meio Ambiente em 2021, com um projeto de destinação adequada de tecidos inservíveis. “Agora, tivemos o prazer e a alegria de viabilizar esta parceria e poder colaborar com este lindo projeto das Naninhas do Amor, dando um destino mais sustentável aos nossos resíduos e promovendo a saúde planetária”.

A doação teve o apoio do Centro Cirúrgico, que guarda o tecido para os projetos do NHS, e do Núcleo de Hotelaria, que cedeu os restos de costura. “É de grande valia poder contribuir com um projeto tão bonito, e é muito gratificante saber que cada pedacinho de tecido atingirá, de alguma forma, as crianças que serão contempladas”, relatam as enfermeiras Juliana da Silva Barbosa e Marcela Cristina M. Zanqueta Vasques, respectivamente, coordenadoras do Núcleo de Higienização e do Centro Cirúrgico do HCFMB.

Equipe do HCFMB com naninhas (foto tirada antes da pandemia da Covid-19)

O HCFMB, por meio do NHS, participa da Rede Global de Saúde Sem Dano desde 2013, com o intuito de implantar ações mais sustentáveis dentro do serviço e conscientizar os servidores para estas práticas. “Lutamos para que o HCFMB continue sendo um exemplo de como os hospitais podem ser mais sustentáveis, procurando também contribuir para projetos socioambientais”, encerra Prof.ª Karina Pavão, coordenadora do NHS.

Para conhecer mais sobre o projeto Naninhas do Amor, acesse @naninhas_do_amor_Botucatu nas redes sociais.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST DESK
FREIRE MOTOS
Oferecimento

Veja também

Oferecimento
VISTORI
SHOPPING INSTITUCIONAL
INSTITUCIONAL ELO
EXAME TOXICOLOGICO