Medida adotada por conta da pandemia e permite que pacientes retirem medicamentos suficientes para três meses. Regra para representar pessoa sem mobilidade também foi flexibilizada; confira.
Os pacientes que precisam de medicamentos do Programa Farmácia Popular já podem retirar uma quantidade maior de remédios. A nova medida, adotada pelo Ministério da Saúde em função da pandemia de coronavírus, já está valendo.
Segundo o governo, as novas regras têm caráter temporário com objetivo de facilitar o acesso da população ao programa. Agora, pacientes podem retirar, em um único atendimento, a quantidade suficiente de medicamentos para realizar o tratamento por até 90 dias, ficando livres de voltar à farmácia por até três meses.
Essa alteração é válida para todos os medicamentos oferecidos pelo programa, incluindo as fraldas geriátricas. Também houve ampliação, de 30 dias para três meses, do prazo de validade para que o cidadão retire medicamentos nas unidades do programa.
Outra flexibilização é quanto à comprovação para poder pegar remédios no lugar de pacientes impedidos de ir pessoalmente às farmácias por conta de limitação de mobilidade, como idosos e acamados.
Com as novas regras, serão aceitas declaração de próprio punho, sem necessidade do reconhecimento de firma em cartório. O modelo do documento está disponível no site do Programa da Farmácia Popular. Basta abrir o arquivo, imprimir e assinar.