Medicação distribuída em Botucatu nos pontos de vacinação
Os moradores de Botucatu imunizados neste domingo, dia 08, estão recebendo um kit medicamento após a vacinação. A estratégia se repete, pois, foi desenvolvida no dia 16 de maio na primeira dose
O kit serve para minimizar possíveis efeitos colaterais da vacina Oxford/AstraZeneca. São oferecidos comprimidos de paracetamol.
No Brasil, entre os milhares de pessoas que se imunizaram contra covid-19 até aqui, houve uma incidência baixa de reações às doses. Na primeira dose em massa houve vários registros de reações que iam de febre a dor de cabeça.
De acordo com especialistas em saúde pública, a vacina mexe com o sistema imunológico e isso pode trazer vários efeitos colaterais. No entanto, as chances de complicações são pequenas, e não afeta a eficácia dos imunizantes.
Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), entre as reações comuns da vacina de Oxford/Astrazeneca estão sensibilidade, dor, sensação de calor, coceira, cansaço, dor de cabeça, enjoo, dores musculares e nas articulações, diarreia e sintomas semelhantes aos de um resfriado, como dor de garganta, coriza e tosse.
Compartilhe esta notícia