Livro sobre menopausa e climatério é lançado por docente da FMB

 

Ele é médico ginecologista, obstetra, mastologista e professor da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB). Benedito de Sousa Almeida Filho é um jovem profissional que desenvolveu com a professora Eliana Aguiar Petri Nahás, do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da FMB, um livro denominado “Guia essencial de abordagem do climatério”, destinado a “todo profissional de saúde que lida com a mulher na menopausa e transição para a menopausa”, segundo explica o próprio autor.

A publicação reúne uma série de informações, evidências mundiais e conceitos da área de ginecologia, especialmente com foco na menopausa e climatério, facilitando o atendimento dos profissionais que atuam com mulheres nesta fase da vida. “Hoje em dia, toda mulher vive pelo menos um terço da sua vida nesse período (menopausa), então temos que dar qualidade de vida”, diz professor Benedito.

A obra traz uma compilação de ilustrações, fluxogramas, algoritmos e um bulário exclusivo que facilitam a compreensão do conteúdo. E o objetivo do especialista é dar continuidade as publicações tanto na área de ginecologia quanto mastologia.

De acordo com o docente, a ideia de se produzir um livro é antiga, vem da época em que ele cursava residência médica em ginecologia. “Eu dava aula para os alunos e residentes, tinha os resumos e me sugeriram de publicar, pois não havia nada tão prático e resumido”, explica.

O livro “Guia essencial de abordagem do climatério” está disponível no site www.guiadoclimaterio.com e tem custo de R$ 120,00. A obra também está disponível em formato ebook.