Laudo de Hospital em Botucatu aponta que bebê morreu por Pneumopatia Aspirativa Crônica

Saúde
Laudo de Hospital em Botucatu aponta que bebê morreu por Pneumopatia Aspirativa Crônica 22 março 2022

Foi emitido nesta terça-feira, dia 22, segundo reportagem do Portal G1, o laudo necroscópico sobre a morte da bebê de apenas 4 meses na última quinta-feira, dia 17. O fato ocorreu após atendimento no Pronto Socorro Infantil na quarta-feira, 16.

O laudo aponta que a causa do óbito foi uma Pneumopatia Aspirativa Crônica, patologia que pode ocorrer em bebês que aspiram líquidos. A morte aconteceu um dia depois da criança ser liberada do Pronto-Socorro Infantil após atendimento.

A gestão do PS Infantil é feita pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, em parceria com a Prefeitura. O HCFMB deve se reunir com a família ainda nesta tarde para explicar o laudo.

A família fez um boletim de ocorrência na Polícia Civil. A Prefeitura de Botucatu abriu uma sindicância na última semana para apurar o atendimento.

O que dizem os pais, HCFMB e Prefeitura

De acordo com matéria divulgada pelo Portal G1, citando relato dos pais, a bebê foi atendida pelos médicos com falta de ar, na noite de quarta-feira, dia 16. Um raio-X do pulmão identificou uma mancha, que seria devido a uma pneumonia.

Pela alta demanda do dia, os pais disseram que a criança foi liberada com a orientação de que se o quadro piorasse, voltassem a procurar por atendimento. Porém, na manhã do dia seguinte a bebê morreu.

A Prefeitura informou que a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou os primeiros socorros às 10h no dia da morte e prestou esclarecimentos iniciais sobre o fato.

O Hospital das Clínicas informou que, na quarta-feira, dia em que a menina passou pelo atendimento médico, o PS infantil estava com alta demanda de pacientes e o período de espera estava em até cinco horas.

Ainda segundo o HC, a criança deu entrada no PS às 19h09 e foi atendida às 20h53. Ela realizou um exame de imagem às 21h03 e passou por reavaliação médica às 21h42, tendo alta em seguida. O tempo total de atendimento, desde a entrada até a saída, foi de 2h32.

A pneumonia aspirativa, apontada no laudo, é uma infecção do pulmão causada pela aspiração ou inalação de líquidos ou partículas que vieram da boca ou do estômago, atingindo as vias respiratórias, e levando ao aparecimento de alguns sinais e sintomas como tosse, sensação de falta de ar e dificuldade para respirar, por exemplo.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST DESK
Oferecimento