Infectologista do HC de Botucatu explica quais os cuidados para evitar as viroses no verão

Saúde
Infectologista do HC de Botucatu explica quais os cuidados para evitar as viroses no verão 14 janeiro 2025

O litoral paulista já registrou mais de dez mil casos de virose entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025

Vai viajar para o litoral e curtir o verão com a família? A estação do ano conhecida por altas temperaturas e favorável ao banho de piscina e mar também pode esconder alguns perigos, como insolação e viroses.

O litoral de São Paulo já registrou mais de dez mil casos de virose entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025. Guarujá foi a cidade mais afetada com o surto, ultrapassando os dois mil casos.

De acordo com o médico infectologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB), Sebastião Pires Ferreira Filho, alguns cuidados são fundamentais para evitar contaminação. “Lavar as mãos antes das refeições, ingerir água de locais confiáveis e, preferencialmente, de produtos engarrafados e lacrados”, explica.

Ainda segundo o especialista, o surto de virose no litoral de São Paulo se deve a uma combinação de fatores, que envolvem o calor e práticas inadequadas de higiene na hora de lavar as mãos, por exemplo. “A contaminação da água para preparar os alimentos pode ter contribuído para o aumento de casos de diarreia no Guarujá, bem como nadar em locais com liberação de esgotos”.

Os sintomas mais comuns quando uma pessoa contrai a virose são: febre, diarreia, dor no corpo, náusea e vômito. O processo de recuperação inclui repouso, hidratação e dieta leve.

Quando existe a contaminação é importante que o indivíduo procure assistência médica e evite a automedicação.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST MOBILE
Oferecimento