Inaugurada a maternidade do Hospital Estadual em Botucatu

Saúde
Inaugurada a maternidade do Hospital Estadual em Botucatu 11 dezembro 2018
Foto 4 toques comunicação

Gestantes de Botucatu já contam com uma nova maternidade para partos de menor complexidade. O Serviço, que tem administração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Botucatu (HCFMB) e funciona no Hospital Estadual Botucatu (HEBo), foi inaugurado nesta segunda-feira,10, às 10 horas.

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo repassou R$ 6 milhões para a abertura de 20 leitos obstétricos no HEBo, unidade de baixa e média complexidade. O HEBo possui, no total, 80 leitos instalados. Entre eles, estão os 20 novos leitos abertos para atendimento a gestantes de menor complexidade. A estimativa é que o serviço realize cerca de 120 partos mensalmente.

A medida contribui para a otimização aproximada de 60% da maternidade do HCFMB, que continua a ser uma referência regional para gestação de alto risco, com seus 29 leitos SUS, realizando cerca de 200 partos por mês.

Com foco no aprimoramento da alta complexidade, o Governo do Estado também está investindo R$ 1,7 milhão para ampliação da UTI neonatal do HCFMB. Com a reforma em andamento, o setor passará a ter 20 leitos, um aumento 33% da capacidade instalada. A UTI neo é referência no atendimento aos recém-nascidos em situação clínica grave, que recebem atendimento especializado desde o momento do parto até a alta hospitalar.

Estiveram presentes na cerimônia de inauguração da maternidade nesta segunda-feira, o secretário adjunto de Saúde do Estado de São Paulo, Antonio Rugolo Júnior; o superintendente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, Dr. André Balbi; o diretor da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), Pasqual Barretti; professor Sidnei Lastória, representando o Dr. Trajano Sardenberg, vice-diretor-presidente no exercício da presidência da Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp); o deputado estadual Fernando Cury; o prefeito de Botucatu, Mário Pardini; a vereadora Alessandra Lucchesi de Oliveira, representando o presidente da Câmara Municipal de Botucatu, vereador Izaias Colino; o professor Roberto Antônio de Araújo Costa, chefe do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da FMB/Unesp e a professora Silke Anna Theresa Weber, gerente médica do HEBo.

Com 4 toques comunicação

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Promoção Mais de 2 Milhões em Prêmios
Oferecimento