IB da Unesp promove 2º Simpósio sobre Vegetarianismo

 

Quando você conhece uma pessoa vegetariana, o que logo vem à sua cabeça? “Nossa, qual é o prazer em não comer carne?” ou “Será que ela é bem nutrida e se satisfaz com o que come?”. Pois é. Esses e outros questionamentos, em algum momento, certamente já tenham norteado o imaginário de muita gente e, inclusive, ajudam a criar mitos e rótulos em relação ao vegetarianismo. Hábito alimentar que já faz parte da rotina de, pelo menos, 8% da população brasileira, ou cerca de 16 milhões de indivíduos.

Diante desse cenário, o anfiteatro do Instituto de Biociências (IB), localizado no campus da Unesp, no distrito de Rubião Júnior – Botucatu, será palco da segunda edição do Simpósio sobre Vegetarianismo, marcada para ocorrer no próximo dia 12 de agosto, com a presença de renomados profissionais da área de nutrição, biologia, agronomia e veterinária.

Destaque a Guilherme Carvalho, secretário-executivo da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB). A expectativa é reunir cerca de 200 participantes. No ano passado, por exemplo, o evento atraiu a atenção não apenas de estudantes e professores, como também da comunidade fora do âmbito acadêmico.

“A ideia de abordar este tema surgiu após iniciarmos uma pesquisa sobre risco cardiovascular em que incluímos indivíduos vegetarianos, em parceria com o Dr. Julio Navarro, do INCOR de SP. A partir disso observamos que tanto os estudantes quanto a comunidade externa à Unesp tinham muitas dúvidas e interesse em relação ao vegetarianismo. Sentimos então a necessidade de criar o evento, para esclarecer e desmistificar o tema”, esclarece Valéria Sandrim, docente do Departamento de Farmacologia do IB e membro do Grupo de Estudo sobre Alimentação Vegetariana/Vegana, o qual promove o evento.

Na véspera do simpósio, dia 11, também será promovida uma Oficina Prática de Culinária Vegetariana, a qual, porém, já encontra-se com todas as vagas preenchidas. As inscrições ao simpósio seguem até o dia 10 de agosto no http://simpveg.wixsite.com/principal, onde mais informações sobre todo evento podem ser encontradas.

Assessoria de Comunicação e Imprensa – IB/Unesp (via 4toques comunicação)